Início Notícias Revoada Bivarista

Revoada Bivarista

11149
Foto: reprodução

Por Magno Martins

O deputado Arthur Lira (PP-AL) deu um passo relevante na consolidação de sua candidatura a presidente da Câmara. Anunciou, ontem, que elevou de 32 para 36 o número de apoios dentro da bancada do PSL, partido dirigido pelo deputado Luciano Bivar, trombado com Bolsonaro. Com isso, deve ter essa legenda formalmente no bloco que sustenta sua campanha. Os deputados Charlles Evangelista, Delegado Pablo, Nicoletti e Luiz Lima comunicaram o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), da adesão ao bloco de Lira. A eleição está marcada para o próximo dia 1.

O PSL passa por uma situação curiosa desde 2019, quando rompeu com o presidente Jair Bolsonaro. Dos 52 deputados que elegeu em 2018, a legenda decidiu suspender 17. Esses congressistas não podem exercer várias atividades dentro da Câmara, inclusive não têm poder para opinar quando a agremiação faz ou desfaz um bloco partidário. Para entrar num bloco, metade dos deputados de uma legenda deve estar a favor. No caso do PSL, quando se considera o número de vagas conquistadas nas urnas (que é o que vale), são necessários 27 deputados. Dos 36 deputados do PSL que hoje apoiam Arthur Lira para ser o próximo presidente da Câmara, há 19 que têm plenos direitos dentro do partido.

Isso sepulta a chance de a legenda se aliar ao adversário de Lira na disputa, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente da Câmara. O presidente do PSL, Luciano Bivar, está com a candidatura de Baleia Rossi. Sem o PSL formalmente no bloco pró-Baleia, diminuiu a força do grupo porque fica reduzida a proporcionalidade para obter cargos que essa chapa deseja na Mesa Diretora da Câmara. Presidente da Câmara e aliado de Baleia Rossi, Rodrigo Maia (DEM-J) jogou pesado: as novas assinaturas de deputados do PSL colhidas por Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara, para levar o partido ao seu bloco devem ser rejeitadas pela Casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here