Início Notícias ‘Não somos sublegenda do PSB’, diz Raul Henry sobre eleições de 2020

‘Não somos sublegenda do PSB’, diz Raul Henry sobre eleições de 2020

453

Raul tem aproveitado os fins de semana no Estado para turbinar filiações ao partido / Foto: Diego Nigro / Acervo JC Imagem

Raul tem aproveitado os fins de semana no Estado para turbinar filiações ao partido
Por Renata Monteiro JC / Foto: Diego Nigro / Acervo JC Imagem

O deputado federal Raul Henry, que preside o MDB em Pernambuco e tem aproveitado os fins de semana no Estado para turbinar filiações ao partido, vem se esforçando para que a movimentação não resulte em rusgas com aliados de primeira hora, como o PSB, mas deixa claro que sua prioridade é a agremiação. No último sábado (28), por exemplo, o parlamentar participou, ao lado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) – opositor ferrenho do governador Paulo Câmara (PSB) –, do ato de filiação de diversas lideranças do Sertão, entre elas a do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira Totonho Valadares, adversário do atual mandatário do município, José Patriota (PSB).

Na segunda-feira (30), Raul esteve em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, onde prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Yves Ribeiro à prefeitura, hoje comandada por Júnior Matuto, também socialista. O ex-prefeito de Itapissuma, Igarassu e Paulista foi convidado pelo próprio Raul a ingressar no MDB.

Sobre os movimentos, Raul argumenta que a dinâmica de uma eleição municipal é peculiar e diz que sua prioridade em 2020 é o fortalecimento do MDB.

O que se fala nos bastidores

Nos bastidores, comenta-se que o ex-vice-governador do Estado no primeiro mandato de Paulo está chateado com o governador, pelo fato de o MDB ter perdido espaço dentro do governo, em detrimento de legendas como PCdoB e PP. Oficialmente, Raul diz que não há desentendimentos com o núcleo socialista pernambucano.

Ao JC, o emedebista afirmou, ainda, que a confirmação de candidaturas só deve ocorrer em meados de junho do próximo ano, mas que é provável que MDB e PSB sejam adversários em vários municípios pernambucanos.

“Nós precisamos respeitar as condições e conjunturas de cada cidade. Em Afogados da Ingazeira, por exemplo, o filho de Totonho, Daniel Valadares, vereador do município, deixou clara a intenção de aliar-se a (José) Patriota. Em outras cidades, o nosso candidato vai disputar contra o candidato do PSB, como já ocorreu em 2016. Nós não somos sub-legenda do PSB”, cravou Raul Henry, lembrando que dos 17 prefeitos que o MDB possui no Estado, 76% disputaram o cargo contra os socialistas nas eleições de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here