Início Notícias Na Alepe, deputados discordam de ação judicial que quer proibir enfermeiros de...

Na Alepe, deputados discordam de ação judicial que quer proibir enfermeiros de solicitar exames

785

“Os médicos precisam respeitar o papel que os enfermeiros cumprem socialmente.” Diz Rodrigo Novaes

Alepe / Foto: Roberto Soares

Decisão da Justiça Federal que, em caráter liminar, negou aos enfermeiros a possibilidade de solicitar exames sem prévia autorização médica recebeu críticas na Reunião Plenária desta segunda (23). A determinação da 20ª Vara Federal de Brasília – posteriormente derrubada pela presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) – foi questionada pelos deputados Rogério Leão (PR) e Rodrigo Novaes (PSD), que ressaltaram a importância da atividade desses profissionais. A suspensão da liminar será mantida até o julgamento final da ação.

A primeira decisão da Justiça foi tomada na apreciação de um processo movido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A liminar suspendeu parcialmente a Portaria 2.488/2011, do Ministério da Saúde, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O conselho alegava que o ato normativo permitiria indevidamente aos enfermeiros realizarem consultas e exames, usurpando atribuições dos médicos. Ao rever a decisão, o presidente do TRF-1, desembargador federal Hilton Queiroz, atendeu a recurso da União, que alertou para o risco de prejuízo no atendimento à atenção básica.

Rogério Leão destacou a atuação dos profissionais de enfermagem no pré-natal de baixo risco, na Estratégia de Saúde da Família e em programas que atendem tuberculose, hanseníase, DST/Aids, entre outros. “Esses profissionais fazem serviços essenciais no atendimento e cuidado da população. Eles são de suma importância para o bom funcionamento da saúde”, disse o deputado do PR, que pediu o arquivamento da ação.

Para Rodrigo Novaes, não se verifica, nesse caso, conflito entre as atribuições dos médicos e enfermeiros. Na avaliação dele, as funções se complementam. “Os enfermeiros são importantes no atendimento inicial aos pacientes. Os médicos precisam compreender e respeitá-los a partir da formação que têm e do papel que cumprem socialmente”, disse o deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here