Início Notícias Mendonça Filho diz que faltava “decisão política” para a Univasf chegar a...

Mendonça Filho diz que faltava “decisão política” para a Univasf chegar a Salgueiro

747

Durante jantar com a imprensa o falou sobre a autorização que assinará nesta sexta-feira (25) para a implantação do primeiro campus universitário federal no Sertão Central

Alvinho Patriota / Foto: reprodução

Durante jantar com a imprensa e diversas autoridades políticas de Salgueiro e região na noite dessa quinta-feira (24), na Casa do Sanfoneiro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, falou sobre a autorização que assinará nesta sexta-feira (25) para a implantação do primeiro campus universitário federal no Sertão Central. O evento contou com a presença do ministro do Minas e Energia, Fernando Filho, do Senador Fernando Bezerra Coelho, do prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, do vice-prefeito de Salgueiro, Dr. Chico, do prefeito de Serrita, Erivaldo Oliveira, do deputado Augusto Coutinho, vereadores de Salgueiro e outras autoridades.

Segundo Mendonça, o que faltava era decisão política para a Univasf chegar ao município de Salgueiro. “Nos últimos anos a Univasf cresceu muito para o Piauí e cresceu substancialmente para a Bahia e Pernambuco ficou exclusivamente com o Campus Petrolina. Então existia o planejamento de expansão para o território pernambucano, mas não existia decisão política para isso. O Reitor da Univasf tinha discutido esse tema no passado com o Conselho Universitário, mas infelizmente não se consolidou”, disse.

“Ao assumir o ministério, convidado por Michel Temer, eu levei a discussão para o Reitor da Univasf, investimos fortemente em várias obras da Univasf em Petrolina, inclusive entregamos até a Policlínica, que estava inacabada, assim como outras obras, e dissemos a ele que tínhamos disposição de alocar recursos do próprio MEC para viabilizar a implantação do campus em Salgueiro. Então o Reitor levou essa discussão para o Conuni, que aprovou, e a gente está criando as condições do ponto de vista orçamentário e financeiro para que o campus de Salgueiro seja instalado”, completou.

Campus vai ser construído na antiga estação ferroviária

O campus vai ser construído na antiga estação ferroviária, em terreno com 148.397 m² situado na Rua Tenente Oswaldo Varejão, que será repassado pela prefeitura. O prefeito Clebel Cordeiro e  Mendonça assinam o protocolo de intenção de doação hoje. Depois o Poder Executivo precisará enviar projeto para a Câmara de Vereadores  respaldar a doação. O valor estimado da obra é de R$ 12 milhões e o campus tem previsão de funcionamento já em 2018.

Mendonça garante que não faltarão recursos para a construção. “Quando se tem competência e compromisso o dinheiro aparece e a gente  vai render o dinheiro. Quero dizer de forma pública que o meu compromisso é tirar essa obra do papel e fazer com que os estudantes sertanejos tenham acesso à educação pública de qualidade”, assegurou.

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo. A dita decisão política falta há muito tempo aqui pra Araripina no que se refere a implantação de um campus universitário federal ou mesmo estadual. Tô vendo cidades com menos habitante, menor participação de impostos ao estado, e outros requisitos que se fosse no PIAUI, nossa cidade já teria conquistado aeroporto, faculdades,batalhão de fronteira da PM, etc,etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here