Início Notícias Fachin nega pedido de Lula para evitar prisão e envia recurso ao...

Fachin nega pedido de Lula para evitar prisão e envia recurso ao plenário

690

Ex-presidente Luiz Inácio Lula foi condenado em segunda instância na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá

Por Agência Brasil / Foto: reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu nesta sexta-feira,9, negar habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. No entanto, Fachin enviou a questão sobre a prisão em segunda instância para julgamento no plenário da Corte.

Agora, caberá à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, definir a data do julgamento. Ainda não há previsão de quando os 11 ministros da Corte vão discutir o habeas corpus.

Ao negar o habeas corpus, Fachin entendeu que o caso de Lula não pode ser analisado por ele antes de uma decisão definitiva do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A defesa de Lula pretende derrubar a decisão do vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, que negou pedido para impedir a eventual execução provisória da condenação do ex-presidente, após o último recurso que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre.

Martins entendeu que a decisão do TRF4 garantiu que Lula não será preso antes da apreciação do último recurso, e, dessa forma, não há urgência que justifique a concessão da medida cautelar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here