Início Notícias Eleição para conselheiros tutelares de Araripina acontece neste domingo (04)

Eleição para conselheiros tutelares de Araripina acontece neste domingo (04)

598
alt

alt

Ao todo, 20 candidatos irão disputar os cargos.
Serão eleitos 05 conselheiros titulares e 05 suplentes.

Por Roberto Gonçalves

A eleição unificada para a escolha de conselheiros tutelares em Araripina irá acontecer neste domingo (04). Ao todo, 20 candidatos irão disputar os cargos. Todas as pessoas em situação regular com a Justiça Eleitoral podem votar. Estima-se que das 50 mil pessoas aptas a votar, pelo menos 4 mil compareçam a escola Professora Maria Luzanira Muniz Ramos, das 8h às 17h, para escolher os novos conselheiros.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Capitão Kenedy Guerra, disse que equipes já estão trabalhando na organização do evento, para que eleição ocorra dentro da normalidade. Os conselheiros tutelares eleitos deverão ser empossados conforme edital até o dia 10 de outubro.

Eleição
Para votar, basta comparecer à seção eleitoral portando documento oficial com foto e o título de eleitor.

O voto segue todos os trâmites de uma eleição convencional e tem o acompanhamento do Ministério Público. A votação será realizada em cédulas de papel.

Função
Os conselheiros têm a função de agir sempre que existe a omissão e/ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. A carga horária será de 40 horas semanais, além dos plantões, para os eleitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here