Início Notícias Dez pessoas relatam agressão com agulha de seringa no carnaval e são...

Dez pessoas relatam agressão com agulha de seringa no carnaval e são atendidas no Recife, diz governo

586
 Hospital Correia Picanço fica na Zona Norte do Recife — Foto: Divulgação/SES

Hospital Correia Picanço fica na Zona Norte do Recife

G1 PE — Foto: Divulgação/SES

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informou que dez pessoas foram atendidas em um hospital no Recife depois de relatar terem sido agredidas com agulhas de seringa durante o carnaval. Por meio de nota divulgada nesta terça-feira (5), a secretaria disse que esses pacientes receberam medicamentos contra doenças infectocontagiosas.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, todas as pessoas foram atendidas no Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte da capital. Os registros começaram a ser feitos no sábado (2).

Todos os pacientes, informou a secretaria, foram liberados. Antes, no entanto, tomaram medicamentos que são ministrados para prevenção ao vírus HIV. Eles também receberam a orientação para voltar à unidade de saúde em 30 dias, prazo necessário para a conclusão desse tratamento.

Na nota, a secretaria disse, ainda, que, segundo os relatos repassados pelas próprias vítimas, “as autoridades policiais não chegaram a ser acionadas”. A pasta orientou que essas pessoas devem procurar as delegacias, já que as investidas podem ser tipificadas como crime

Por fim, a secretaria destacou que os registros estão sendo monitorados, durante 24 horas por dia, no Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs).

Uma equipe de gestores, conforme a SES, acompanha as ações por meio de painéis, permitindo agilidade na compilação de dados, além de agrupar número de atendimentos e doenças de notificação compulsória.

O trabalho funciona por meio do software de Ambiente de Monitoramento de Risco (Amber), que produz relatórios em tempo real com os dados gerados nos serviços de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here