Início Notícias Cinco empresas do polo gesseiro do Araripe são intimadas pelo MPT

Cinco empresas do polo gesseiro do Araripe são intimadas pelo MPT

695
alt

alt

Entre as irregularidades estão a falta de uso de EPIs.
Procuradora ressalta que outras empresas também devem ser notificadas.

 (Foto: Mariana Banja/Ascom MPT)

O Ministério Público do Trabalho celebrou cinco Termos de Ajuste de Conduta com produtoras de gesso do Sertão do Araripe visando ao cumprimento de obrigações referente à segurança dos trabalhadores.

As empresas que subscreveram os TACs foram Sertão Gesso, Indústria de Gesso e Placas São Geraldo Ltda, AC Gesso Ltda, Destak Gesso e Arcobox.

As obrigações assumidas pelas empresas referem-se essencialmente à norma regulamentadora 12 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata da segurança no trabalho com máquinas e equipamentos.

A partir da assinatura desses TACs, as empresas se obrigam a regularizar as condições de trabalho dos seus empregados, garantindo-lhes mais segurança.

“A adequação das máquinas e equipamentos (às normas do Ministério do Trabalho) protege o trabalhador de situações de choque e mutilação”, disse a procuradora Vanessa Patriota.

As principais obrigações assumidas pelas empresas foram as seguintes: fazer o aterramento de instalações; instalar sistema de segurança nas zonas de operação que apresentem perigo; colocar proteções fixas ou móveis com dispositivos de intertravamento; dispor de segurança em zonas de perigo de máquinas e equipamentos; instalar nas máquinas dispositivos de parada de emergência; dotar as máquinas e os equipamentos de meio de acesso fixo e seguro em todos pontos de operação e intervenção e fornecer e exigir a utilização, pelos empregados, dos equipamentos de proteção individual adequados ao risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here