Início Notícias Alepe vai exigir cartão de vacinação para deputados

Alepe vai exigir cartão de vacinação para deputados

326
Alepe / Foto: reprodução

A partir da próxima quarta-feira (03), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai começar a exigir o cartão de vacinação não só aos servidores, mas também aos deputados estaduais. A informação foi confirmada pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), que é primeiro-secretário da Casa, em entrevista ao JC.

“A partir do dia 3 de novembro será exigida a carteira vacinal de todos os servidores, inclusive dos deputados. Quem não estiver vacinado terá que mostrar o exame que comprova estar imunizado, porque já teve a doença. O trabalho vai se dar uma parte remota, como as comissões. Outros serviços serão híbridos, a exemplo das plenárias”, disse Magalhães.

Ainda neste mês, o Blog Cenário fez um levantamento sobre os principais deputados que não concordam com a obrigatoriedade de vacinação e identificou três que não constam na lista de imunizados contra a Covid-19. A consulta foi realizada através dos portais da transparência dos municípios eleitorais declarados pelos parlamentares e também na página do Recife, onde eles passam a maior parte do tempo de sua atuação legislativa.

Os deputados Clarissa Tércio (PSC) e Pastor Cleiton Collins (PP), que de acordo com o TSE possuem domicílio eleitoral em Jaboatão dos Guararapes, não constam na lista de vacinados do município, bem como no cadastro de imunizados da capital pernambucana. Entramos em contato com ambos e perguntamos sobre a imunização, mas não obtivemos retorno. Já o deputado Coronel Alberto Feitosa (PSC), diz que não tomou e nem pretende tomar a vacina contra a Covid-19. Buscamos o nome dele no portal da transparência do Recife, onde vive, e confirmamos que o parlamentar não foi imunizado.

Ainda não há data oficial para o retorno híbrido das sessões. Segundo a comunicação da Alepe, os deputados estão sendo ouvidos através dos líderes de bancadas e líderes da oposição e do governo. O presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), já tinha informado, em entrevista ao Blog Cenário, que as plenárias em formato presencial voltariam até, no máximo, novembro. Ainda na segunda-feira (25), a Câmara dos Deputados retomou os trabalhos presenciais com a exigência da comprovação de ao menos uma dose também para os parlamentares.

A lei estadual que estabelece a obrigatoriedade de vacinação para servidores de Pernambuco foi sancionada no último dia 09 de outubro. Quem não comprovar a vacinação completa ou apresentar justificativa médica a partir da próxima sexta-feira (29), será impedido de exercer suas atividades e levará falta. A ausência consecutiva por mais de 30 dias será convertida em processo administrativo, que pode considerar o abandono de serviço. (Blog Cenário)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here