Início Notícias Valdir Alencar: “Medida de lockdown foi tomada sem necessidade; ouça

Valdir Alencar: “Medida de lockdown foi tomada sem necessidade; ouça

395
Foto: arquivo Blog do Roberto

Especialista em economia disse na Arari FM que apesar disso, está comprovado que o Brasil retomando o crescimento

O especialista em banco de varejo e economia, Valdir Alencar, deu um parecer sobre a situação econômica do Brasil em uma participação especial no programa Araripina Urgente da última quinta (22) com o Jornalista Roberto Gonçalves na Rádio Arari FM. Os dois conversaram sobre as expectativas de crescimento do PIB onde alguns órgãos e institutos acreditam em um aumento de até 5%.

Na última quarta-feira (21) o presidente Jair Bolsonaro comunicou que vai haver um desmembramento entre o Ministério da Economia e a Secretaria do Trabalho, ele também avisou que vai recriar a Secretaria, ele pretender promover mudanças no corpo ministerial na semana que vem e uma das novidades é a recriação do Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência. Após o anúncio Ministro da Economia Paulo Guedes, celebrou que mesmo com dificuldades criadas pela pandemia, 2020 chegou a criar mais de um 1, milhão de empregos, nos primeiros quatro meses de 2021, o país já soma mais de 1,4 milhão de novos postos de trabalho, sendo assim, a motivação é retomar e estabilizar a economia. O setor está animado e Valdir avaliou a expectativa de crescimento

“Ele fechou 2020 com saldo negativo, 4,1%, mas subiu em 2021 e a previsão de crescimento agora é de 5%, tem fundamento, mas a matemática não vê por esse ângulo. O Brasil cresce com exportação de minério, alimentação e agrobusiness, isso pode fazer com que o país realmente cresça o PIB de maneira significativa”, disse o economista.

Sobre o desmembramento entre Economia e Trabalho, ele critica a pressão que é feita ao governo cada vez que ele tenta fazer mudanças, como os sindicatos, que pressionam deste o início quando a Secretaria do Trabalho foi vinculada ao Ministério da Economia.

“O governo agora quer voltar ao normal e tem gente contra, já tem vários empresários querendo se reunir com presidente porque não aceita o retorno da Secretaria do Trabalho para a sua pasta própria. Ocorre que os empresários sofrem com indenizações trabalhistas, essa parece ser a maior preocupação que está existindo para eles, tem que ter especialistas nisso, porque se quer fazer qualquer coisa que vai melhorar algo, aí tem gente contra e o governo nunca vai encontrar sossego”, disse ele.

A situação econômica durante a pandemia ainda é um assunto em alta, especialmente sobre uma medida dura como o lockdown. Com o que para ele, somente as empresas foram afetadas e obrigada a obedecer a uma ordem para parar de comercializar, e se não fosse a internet, o mundo estaria em situação pior. Valdir lembrou que desde o começo, a medida foi tomada como desnecessária e que parar não seria solução, e apesar disto está comprovado, o Brasil e os outros países precisam retomar com perspectivas de crescimento, animados e com muitas novidades.

Outro assunto de relevante importância econômica é o setor gesseiro, que apesar das ricas jazidas de gipsita, não consegue avançar para outros mundos. O especialista culpa a falta de união e as divergências criadas por uma disputa inapropriada.

“Outra coisa que complica muito também e impede o avanço nessa área é exatamente os custos, mas se o governo de Pernambuco tivesse um pouco mais de foco no setor gesseiro ele transformaria o gesso no commodities para dar a verdadeira importância que o gesso tem para o Brasil. Infelizmente a gente vê que é cada um por si e nem um por todos e é esta divergência que faz toda a dificuldade, com a união e trabalho, isso aqui poderia gerar mais empregos diretos e indiretos e renda para toda população de Araripina e região”, comentou o especialista. Ouça na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here