Início Notícias Primeira Turma do STF aprova denúncia contra Romero Jucá

Primeira Turma do STF aprova denúncia contra Romero Jucá

638

Agência SenadoLíder do MDB no Senado, Romero Jucá teria solicitado R$ 150 mil à Odebrecht para a campanha de seu filho em Roraima

Agência Brasil / Foto: reprodução

Nesta terça-feira (13), por 4 votos a 0, a Primeira Turma do STF votou a favor do prosseguimento da denúncia contra o senador Romero Jucá (MDB-RR). O líder emedebista é investigado pelo recebimento de vantagens indevidas da Odebrecht, um desdobramento da Lava Jato. Com isso, será aberta uma ação penal, e o senador passa, pela primeira vez, a figurar como réu no STF.

De acordo com a Procuradoria-geral da República, Jucá teria solicitado à empreiteira a doação de R$ 150 mil para seu filho, então vice-governador de Roraima. O senador foi delatado pelo ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Claudio Mello Filho.

Para o MPF, o dinheiro foi doado em contrapartida à atuação política de Jucá, que propôs emendas para modificar os textos das MPs 651 e 656, ambas de 2014, de modo a garantir benefícios fiscais ao grupo Odebrecht.

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, que representa Jucá, afirmou durante o julgamento que o MPF pretende criminalizar a atuação regular do senador como parlamentar. Ele também leu trechos da delação em que se baseou a denúncia, argumentando que, em nenhum momento, Cláudio Melo Filho afirmou, cabalmente, que a doação eleitoral fora contrapartida pela modificação das medidas provisórias.

O político deve responder pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here