Início Notícias Plano estadual de Agroecologia é debatido no Sertão

Plano estadual de Agroecologia é debatido no Sertão

696
Foto: Ruama Sena /Arquivo pessoal

O deputado estadual Isaltino Nascimento participou ontem na cidade de Ibimirim, sertão de Pernambuco, do Seminário de Agroecologia promovido pelo Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta). O foco do evento foi a discussão sobre o plano estadual de agroecologia e produção orgânica.

Isaltino explicou as emendas de sua autoria que tem na Assembleia Legislativa, como a realização bienalmente de seminário estadual que trate do assunto. O fomento à agricultura familiar, a produção orgânica e a transição agroecológica dos sistemas de produção, além da realização de feiras itinerantes também são emendas tratadas pelo deputado.

“Fiz uma apresentação para os presentes sobre a conjuntura política nacional e como o Estado aborda a agricultura familiar. Foram discutidos temas do contexto da convivência com o semiárido sobre os programas que tratam de questões como recursos hídricos, assistência técnica, sementes, educação do campo, produção, comercialização de produtos”, explicou Isaltino.

Participaram do evento diretores, professores e estudantes do curso técnico de agroecologia do Serta, diversos segmentos e movimentos sociais de luta pela terra, além de indígenas, pescadores artesanais, articulação do semiárido, rede de sementes, universidades como a UFPE e a UFRPE e representantes de mais de 30 municípios.

“O Seminário Agroecológico é um momento rico para nosso Estado. Vai exatamente na contramão da política que vem sendo praticada pelo Governo Federal de liberação de agrotóxicos. Somente este ano foram mais de 300 tipos de venenos autorizados”, exemplifica Isaltino. “A base do que se discutiu hoje em Ibimirim foi a agroecologia e como as políticas públicas são fundamentais para a segurança alimentar e a saúde das pessoas”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here