Início Notícias PF alerta para golpe sobre Bolsa Família e coronavírus pelo WhatsApp

PF alerta para golpe sobre Bolsa Família e coronavírus pelo WhatsApp

583
Foto: divulgação

A Polícia Federal alertou nesta quarta-feira (18) que um novo golpe sobre o pagamento do Bolsa Família. Pelo WhatsApp, mensagens informam que os beneficiários teriam direito de sacar R$ 470 para compras de itens de higiene em combate ao coronavírus e induzem a acessar a um link.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, responsável pelo pagamento em Pernambuco, afirmou que as páginas não devem ser abertas e nenhum dado deve ser fornecido.

Segundo a PF, com informações pessoais, como CPF, número do cartão cidadão ou do Bolsa Família e senha, quem aplica o golpe pode sacar os benefícios e o FGTS, fazer empréstimos e cometer outros crimes.

De acordo com o comunicado estadual, o governo não utiliza esse tipo de comunicação. As informações oficiais sobre o pagamento da parcela extra do Bolsa Família são publicadas apenas no site da secretaria e nas sociais do órgão.

Veja dicas da Polícia Federal para se proteger:

  • Desconfiar antes de clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais
  • Ter atenção com o imediatismo de mensagens coma: agendamentos liberados até hoje, último dia para o saque, urgente, não perca essa oportunidade
  • Conferir as informações no site oficial da empresa ou do governo
  • Não compartilhar links duvidosos
  • Não preencher nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados pessoais de links enviados pelo WhatsApp
  • Manter um bom antivírus instalado no celular

Em fevereiro, a Polícia Federal alertou para outro golpe contra beneficiários do Bolsa Família. Nas mensagens, eram prometidos R$ 360 para a compra de material escolar, o que era falso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here