Início Notícias Pernambuco publica seu Código Estadual de Defesa do Consumidor

Pernambuco publica seu Código Estadual de Defesa do Consumidor

524
PE publica seu Código Estadual de Defesa do Consumidor
Texto foi publicado nesta quarta, no Diário Oficial do Estado, e apresenta um apanhado de leis federais e estaduais
Destak / Foto: Reprodução

Foi publicado nessa quarta-feira (16) no Diário Oficial do Estado, o Código Estadual de Defesa do Consumidor (CEDC), que apresenta, em 204 artigos, uma série de determinações que visam proteger o cliente de abusos.

O CEDC é um apanhado de leis federais e estaduais. É a primeira vez que um governo estadual reúne a legislação de defesa do consumidor em um Código, com o propósito de tornar o conhecimento do seu teor mais acessível.

A publicação alterou a redação de algumas ordens, atualizando e editando algumas medidas, juntando-as em um universo de 161 leis e 204 artigos. Com isso, todos os estabelecimentos de comércio e serviço têm o prazo de 90 dias para se adequar, período em que o Código será regulamentado pelos órgãos de controle.

Entre as proibições estão a cobrança de taxa de consumação mínima em um bar ou restaurante, de cheque-caução em estabelecimentos de saúde antes de atendimento de emergência ou de taxa de emissão de boleto ou carnê bancário. Entre as normas que constam no documento, por exemplo, está a estipulação de tempo máximo de espera em estabelecimentos como bancos e lojas de telefonia, e a instituição de um Cadastro Único para o Bloqueio de Ligações de Telemarketing.

As sanções para quem não cumprir o código estão discriminadas por faixas, de acordo com o tipo de transgressão, e podem ser bem rigorosas, indo desde a cassação da licença do estabelecimento ou da atividade ao pagamento de multas de até R$ 9 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here