Início Notícias Lula é criticado após dizer que MTST será “protagonista” em eventual governo...

Lula é criticado após dizer que MTST será “protagonista” em eventual governo do PT

465
Foto: reprodução

Movimento liderado por Guilherme Boulos deve apoiar o petista nas eleições deste ano

Conexão Política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em vídeo publicado nesta quarta-feira (9), que o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) terá um papel importante em um eventual governo petista.

Em tom incisivo, Lula reforçou o discurso de que o PT precisa voltar a comandar o país, atuando em posições de destaque na política e na sociedade.

“Se a gente voltar a governar esse país, não pensem que vai ter moleza, não”, afirmou o petista aos membros do MTST.

“Nós vamos nos encontrar muitas vezes para discutir a qualidade da casa, para discutir como gerenciar essas casas. E vocês vão assumir a responsabilidade, como já assumiram em tantos lugares que vocês fizeram conjuntos habitacionais de muita qualidade”, prosseguiu.

Em outro momento da fala, o esquerdista diz que as atividades do grupo foram interrompidas, destacando a falta de investimento financeiro.

“Aquele trabalho que vocês fazem, e em muitos lugares foi abandonado, não tem mais dinheiro, não tem mais ninguém que cuida disso”, pontuou.

“Nós vamos voltar e vamos mudar esse país. E vocês não serão apenas coadjuvantes, vocês serão ‘sujeito’ da história. Porque vão ter que ajudar a construir programas, vão ter que ajudar a conquistar e vão ter que ajudar a governar. Esse é o nosso lema”, acrescentou o ex-presidente.

Lula X Bolsonaro

Apesar de não adotar um direcionamento específico, Lula aponta sua extensiva crítica à gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Recentemente, o chefe do Executivo comemorou a redução de invasões de terra no campo, atribuindo isso ao corte de repasses financeiros ao MST.

O mandatário mencionou uma série de medidas adotadas pelo governo, como a liberação do porte de arma em toda a fazenda, e não apenas na sede.

“Tirei dinheiro de ONG do MST. Não tem mais MST. O número de invasões é menos de dez por ano. Resolvido rapidamente”, declarou, durante conversa informal com apoiadores, na entrada do Palácio da Alvorada, em fevereiro deste ano.

Bolsonaro também fez questão de mencionar a ação do governo federal em consolidar o armamento civil, alegando que sempre lutou para que o cidadão de bem estivesse armado para se defender.

“Demos o porte de arma para o fazendeiro. Estamos criando mais de mil CACs [sigla pela qual são conhecidos os colecionadores, atiradores e caçadores, que foram beneficiados por medidas que flexibilizaram a compra e o porte de armas e munições] por dia. Sempre defendi o povo de bem armado”, completou.

Repercussão

Nas redes sociais, internautas reagiram às falas de Lula sobre o MTST, criticando o que chamam de “discurso radicalizado” do líder petista.

Por meio do Twitter, usuários listaram ações do MTST consideradas ilegais, como invasão de propriedades privadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here