Início Notícias Justiça suspende processo da OAB contra Guilherme Uchoa

Justiça suspende processo da OAB contra Guilherme Uchoa

511
alt

alt

Presidente da Alepe diz que OAB cometeu falsidade documental. Temporária, suspensão é considerada normal

JC On Line

A juíza Mariza Silva Borges, da Segunda Vara de Fazenda Pública de Pernambuco, suspendeu, nesta terça-feira (28) a tramitação do processo movido pela Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) contra a quarta reeleição seguida do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT), para averiguar a alegação do deputado de que a entidade incorreu em falsidade documental no processo.

A decisão de suspender a tramitação de processo após um questionamento de falsidade documental é temporária e considerada normal. A OAB tem dez dias para responder oficialmente à Justiça. A tramitação pode ser retomada logo após as explicações da entidade.

Segundo Guilherme Uchoa, o Conselho da OAB teria autorizado a entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade, mas a diretoria preferiu mover uma ação civil pública.

A alegação é contestada pelo presidente da entidade, Pedro Henrique Reynaldo Alves. “A OAB desde dezembro autorizou a entrada com qualquer tipo de ação, com a que melhor lhe conviesse. A gente preferiu entrar com esse tipo (de ação civil pública)”, diz.

“Uchoa rezava para que a OAB entrasse com uma ação que só pudesse ser entrada no Tribunal porque ele confia nos amigos desembargadores dele”, afirmou ainda. A ação civil pública tramita em primeira instância. Há 12 dias, a mesma juíza chegou a determinar o afastamento de Uchoa do cargo, atendendo ao pedido da OAB.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Frederico Neves, determinou o retorno do presidente da Alepe ao cargo há uma semana. A OAB entrou com um recurso que deve ser apreciado nos próximos dias pela Corte Especial do Tribunal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here