Início Notícias “Com o forno a lenha não conseguimos entrar na indústria 4.0”, diz...

“Com o forno a lenha não conseguimos entrar na indústria 4.0”, diz presidente do Sindusgesso

400
Foto: arquivo Blog do Roberto

Ceissa Costa afirmou nessa quarta-feira (17), na Rádio Arari FM, que todo o setor está interessado em substituir a lenha pelo gás natural; ouça entrevista

Após a inauguração da rede local de gás natural em Petrolina, no Sertão do São Francisco, semana passada, a Copergás analisa agora a viabilidade de implantação do projeto em outro município sertanejo: Araripina, no Sertão do Araripe – região que é a maior produtora de gesso do Brasil.

A lenha é a matriz energética predominante no setor. A Copergás vem realizando estudos que mostram a viabilidade e as vantagens do uso do gás natural no segmento. A implantação do gás natural no Araripe seria por meio da rede local.

Ceissa Costa, do Sindusgesso, afirmou nessa quarta-feira (17), na Rádio Arari FM, que todo o setor está interessado em substituir a lenha pelo gás natural. “Não tem como o empresário não querer algo que ele está precisando”, disse, explicando que a lenha como matriz energética é uma alternativa que já está “esgotada”.

Há problemas com a escassez da madeira, com o corte ilegal do produto e com o atraso tecnológico que sua utilização acarreta. “Com o forno a lenha não conseguimos entrar na indústria 4.0, não conseguimos automatização. Com o gás, sim. A solução para nós, do polo gesseiro, é o gás”, destacou Ceissa. Ouça a entrevista na íntegra:

O Sertão do Araripe possui cerca de 180 indústrias calcinadoras – que transformam o mineral gipsita em gesso – e aproximadamente 300 fábricas de artefatos, que produzem placas, blocos e forros de gesso. Em apresentação feita para os empresários, durante um jantar convocado pelo Sindusgesso, Morgado falou sobre os benefícios da utilização do gás natural na indústria e sobre os estudos para levar o energético a Araripina. “A visita foi muito produtiva e encontramos uma grande receptividade dos industriais locais”, disse Morgado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here