Início Notícias Com entusiasmo, estudantes da Rede Estadual retornam às escolas em PE

Com entusiasmo, estudantes da Rede Estadual retornam às escolas em PE

677

Nesta primeira semana, apenas estudantes do terceiro ano do Ensino Médio retornam às salas de aula

Foto: Kleyvson Santos

Nesta quarta-feira (21), estudantes do terceiro ano do Ensino Médio retornaram às escolas na primeira etapa de retomada das aulas e outras atividades presenciais nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual. Este retorno foi marcado pelo entusiasmo de professores e estudantes que não viam o momento de voltar à sala de aula. Em todo o Estado, escolas da Rede Estadual que ofertam o Ensino Médio deram início à retomada das aulas presenciais. Este processo segue nos dias 27 de outubro e 03 de novembro, contemplando estudantes do segundo ano e do primeiro ano, respectivamente. O Ensino Técnico Concomitante, Subsequente e a Educação de Jovens e Adultos também retornam no dia 03 de novembro.

O relógio marcava 7h15 quando o estudante Edvaldo Virgínio entrou na sua escola, a Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, situada no bairro da Tamarineira. Um dos primeiros a chegar no local, o adolescente recebeu, logo no pátio da unidade de ensino, instruções da gestora Andréa de Cássia para cumprir as normas sanitárias para a contenção da Covid-19. “Eu estava contando as horas para voltar. Desde a primeira retomada eu me senti muito seguro para frequentar as aulas porque vejo o empenho da gestão em manter a escola em dia com todos os protocolos de segurança. Estou muito feliz em poder estar aqui de novo, rever meus amigos mesmo que de longe, e poder estudar para fazer o Enem”, disse.

Andréa contou como a equipe docente e demais funcionários se prepararam para receber os estudantes. “Além de seguir todas as recomendações da Secretaria, nós criamos um grupo intitulado Comitê de Retomada, que reúne alguns estudantes, pais e responsáveis, funcionários da limpeza, merenda, professores e equipe gestora, onde todos se comunicam com frequência sobre os detalhes desta retomada. Então temos uma rede de apoio neste momento que é formada por todos os setores da escola. Estamos unidos em prol da educação, de fazer tudo isso dar certo”, detalhou.

A poucos metros dali, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ageu Magalhães, dava um boas-vindas com muita cautela em todos os espaços. Na entrada do pátio, refeitório e salas, totens com álcool gel, além de sinalização pelo chão e paredes reforçando a obrigatoriedade do distanciamento social e uso de máscara. Assim como ela, todas as unidades que retornaram nesta primeira etapa estão usando o material de campanha de conscientização criado pela Secretaria de Educação e Esportes.

A estudante Maria Eduarda da Silva, da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), teve dificuldades com o ensino remoto e estava entusiasmada com o retorno à sala de aula. “Eu não me adaptei a estudar pelo computador, pelo celular, e fiquei muito animada com o anúncio da retomada. Ver o professor de perto, poder interagir sem a oscilação da internet ou até mesmo a falta dela é bem melhor. Eu quero fazer vestibular para Filosofia, e quem é de Humanas sabe bem que nada melhor do que estudar com gente e participar de discussões em coletivo”, pontuou.

O professor de matemática da Etepam, Walter Pessoa, comemorou a retomada e frisou a importância de todos da comunidade escolar cumprirem as medidas de segurança. “Ninguém no mundo, neste momento, pode garantir que o vírus não existe mais. Mas podemos fazer a nossa parte para que a curva de contaminação diminua cada dia mais. Aqui na escola nós estamos nos preparando há muito tempo para este momento e vejo os alunos bem conscientes de seus deveres aqui dentro. A nossa expectativa é que dê tudo certo e que esses adolescentes possam concluir o Ensino Médio com saúde e uma educação de qualidade”, disse.

“Estamos muito contentes em retomar as aulas presenciais nas nossas escolas. Ao longo dos últimos meses, a Secretaria de Educação e Esportes vem preparando as unidades de ensino para este retorno, para recepcionar a equipe gestora, estudantes, professores e demais profissionais atendendo as recomendações das autoridades sanitárias. Estamos vendo o entusiasmo dos estudantes, principalmente os concluintes do Ensino Médio, pois estamos nos aproximando de avaliações como o Enem, por exemplo. Tivemos uma retomada tranquila e com adesão da maioria dos nossos professores. A nossa expectativa é aumentar ainda mais a adesão dos estudantes nos próximos dias”, ressaltou o secretário Fred Amancio.

Vale ressaltar que este retorno dos estudantes é opcional, e no caso dos menores de idade, a decisão de voltar à escola caberá aos pais ou responsáveis. Não irão retornar os alunos, professores e demais profissionais da Educação com fatores de risco, como, por exemplo, os maiores de 60 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here