Início Notícias Sertanejo presta homenagem ao Rei do Baião

Sertanejo presta homenagem ao Rei do Baião

491
alt

alt

Luiz cantou Asa branca, praticamente o hino do sertanejo, música que rompeu as fronteiras do país.

Por Jackson Anderson

A cultura do nordeste tem muitos representantes, é praticamente impossível falar na região, sem vim a mente nomes como Lampião, Padre Cícero, Antônio Conselheiro, Jorge Amado,Patativa do Assaré e tantos outros, no entanto um nome chama a atenção, Luiz Gonzaga do Nascimento, ou simplesmente Luiz Gonzaga o rei do baião.

Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912 em Exu, interior de Pernambuco, filho de agricultores, o velho Lua como era carinhosamente chamado se tornaria a expressão maior da cultura de um povo batalhador e guerrei
O rei do baião mostrou como ninguém o nordeste para o Brasil e para o mundo, descreveu de formar ímpar a fauna, a flora, o clima, os problemas sociais da região, e acima de tudo a forma de viver do sertanejo, que apesar das dificuldades da vida continua erguido com fé, trabalho e honestidade. Ninguém descreveu tão bem a problemática da seca e do êxodo rural como Luiz Gonzaga, a música A triste partida, de autoria do poeta Patativa do Assaré, nada mais é que uma obra sociológica, que relata a saga do retirante nordestino fugindo da seca e da fome em busca de um futuro melhor no sul do país.

Asa branca, maior sucesso do rei do baião, é praticamente o hino do sertanejo, música que rompeu as fronteiras do país, relata o contexto da seca,e a esperança do agricultor na chuva e em dias melhoras na lavoura.

Hoje muitos se dizem ” modernos” e são admiradores de banda de forró, de fato uma banda do nordeste está perdendo suas raízes. Shows com mulheres semi nuas e músicas com metáforas de teor sexual e apelativo, com apologia ao uso de bebidas e demais vícios são comuns nos dias de hoje..Nada disso era preciso para a rei do baião chamar a atenção do público, vestido de gibão, chapéu de couro e demais vestes do traje de vaqueiro, cantava simplesmente o regionalismo linguístico de nossa região, a forma de expressão do sertanejo, do “matuto” do interior. Descreveu sabiamente o comportamento do nordestino, suas crenças, religiosidade, humor,a relação do sertanejo com a natureza,e acima de tudo o caráter e a personalidade forte do nordestino!

VIVA LUIZ GONZAGA !
ORGULHO DE SER NORDESTINO

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here