Início Notícias Secretário da Fazenda apresenta relatório das contas do Estado na Alepe

Secretário da Fazenda apresenta relatório das contas do Estado na Alepe

594
Alepe / Foto: divulgação

Pernambuco encerrou o segundo bimestre de 2019 com um superávit orçamentário de mais de um bilhão e 200 milhões de reais, em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi destacada pelo secretário estadual da Fazenda, Décio Padilha, em audiência pública da Comissão de Finanças, realizada nessa terça, na Assembleia Legislativa. Ele apresentou o Relatório de Gestão Fiscal do primeiro quadrimestre deste ano, em cumprimento à legislação vigente. O gestor ressaltou os principais dados do documento. 

“Houve uma superação de resultado de 47%, o que é muito bom. Mostra aí que o sistema de governança está funcionando. O endividamento também caiu: de 61 milhões para 52. Isso só mostra que o Estado de Pernambuco vem na linha correta, está perseguindo seus objetivos, reduzindo em mais de 3,8% o custeio dele e também com a receita de ICMS crescendo dentro de um resultado profissional, um resultado esperado.”

O Relatório ainda trouxe outros destaques. Na área de investimentos privados, Padilha anunciou que Pernambuco vai ganhar um complexo de usinas solares estimado em 3,5 bilhões de reais. O projeto vai ser executado em São José do Belmonte, no Sertão Central, e deve gerar mais de mil vagas de empregos durante as obras. Neste quadrimestre, o Poder Executivo também atraiu investimentos da ordem de 500 milhões de reais da rede mineira Novo – Atacado e Varejo. Espera-se que o empreendimento gere cerca de 1.500 empregos diretos e outros três mil indiretos.

Na área de educação, um dos marcos do período, de acordo com Décio Padilha, foi o embarque de 85 estudantes do programa Ganhe o Mundo para os Estados Unidos e a Espanha. No campo da segurança pública, a convocação de 157 novos agentes penitenciários também foi destacada pelo secretário. Aprovados em concurso realizado em 2017, eles vão atuar nas unidades prisionais com maior déficit de pessoas ou onde estejam detentos de maior periculosidade.

O presidente da Comissão de Finanças, deputado Lucas Ramos, do PSB, comemorou os números relativos à dívida do Estado. “Apresentou a diminuição dos restos a pagar, diante do pagamento de 56% daquilo que foi inscrito em 2018, tendo liberado somente agora nesses cinco primeiros meses de 2019 quase um bilhão de reais.” Ainda na avaliação de Lucas Ramos, o desempenho do Governo traz equilíbrio para as finanças públicas do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here