Início Notícias Secretaria de saúde de Araripina no ‘D’ de combate a hanseníase

Secretaria de saúde de Araripina no ‘D’ de combate a hanseníase

581
alt

alt

“A hanseníase tem cura, cure também o preconceito!”

Por ASCOM

A Secretaria Municipal de Saúde de Araripina (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Combate à Hanseníase, realizou, nesta quarta-feira (28), às 18:00h,  na Praça em frente ao HMSM, a abertura oficial das ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Durante o período da campanha, de 28 de janeiro a 06 de fevereiro, as unidades de saúde contarão com diversas atividades para reforçar a prevenção da população contra a doença.

Os profissionais das unidades de saúde realizarão palestras nas Estratégias de Saúde, promovendo a divulgação dos sinais e sintomas da doença. A ação envolve também a busca de casos de abandono e a descoberta de casos novos.

De acordo com a coordenadora do Programa de Hanseníase da SMS, Isa Ráfila Coelho Torres, foi identificado 52 casos ano passado. Diante disso, ela reforça a necessidade da prevenção, que pode ser feita através do exame de pele, onde o profissional de saúde poderá rastrear manchas, caroços e nervos, encaminhando para o tratamento de imediato.

“A hanseníase é uma doença que atinge cerca de 30 mil pessoas por ano no Brasil e, por isso, é considerada um problema de saúde pública. Conscientizar a população acerca a existência da doença e alertar sobre os primeiros sinais e sintomas são medidas fundamentais para seu enfrentamento”, afirma a coordenadora do Programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here