Início Notícias Prefeitura de Bodocó cria Comitê de Prevenção e Enfrentamento  ao Covid-19

Prefeitura de Bodocó cria Comitê de Prevenção e Enfrentamento  ao Covid-19

625
Foto: divulgação

Na noite dessa terça-feira (17) a equipe de governo da Prefeitura de Bodocó reuniu-se na sede da prefeitura para tratar sobre as ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

Estiveram presentes o prefeito Túlio Alves, secretários municipais e coordenadores para apresentação das medidas temporárias que o município adotará como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Com o objetivo de estabelecer o monitoramento mais eficaz e ações em conjunto, o governo municipal criou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 (COPEC).

Entre as medidas adotadas pelo COPEC, através de Decreto Municipal Número 15/2020, a Prefeitura definiu ações como:

⁃ Suspensão das aulas da rede municipal de ensino até dia 01/04/20, com recomendação para igual suspensão na rede privada de ensino.

⁃ Suspensão de todos os eventos realizados pela administração pública;

⁃ Recomendação da suspensão de eventos privados, sejam de caráter cultural, religioso, esportivo ou comemorativo;

⁃ A administração pública não concederá alvará para realização de eventos de natureza privada em espaços públicos;

⁃ Ficam canceladas todas as viagens de servidores municipais a serviço da Prefeitura à cidades onde apresentem casos comunitários ou locais do Covid-19, exceto em casos extremos;

⁃ Ficam suspensas reuniões institucionais da administração pública, salvo para atender assunto de excepcional interesse público;

⁃  Os servidores com idade igual ou superior a 60 anos poderão exercer suas atribuições em domicílio;

⁃ Fica proibido a concessão de férias a profissionais de saúde, assim como a concessão de licenças para interesse particular;

⁃ Todos os cidadãos que tenham regressado de viagem internacional ou de locais onde hajam casos comunitários do Covid-19 deverão ficar em isolamento domiciliar pelo período de 14 dias, devendo nesse período ser monitorado pela equipe de saúde do município;

⁃ Com o objetivo de garantir monitoramento de ações de prevenção, fica instituído o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública, que será presidido pelo prefeito e composto pelos seguintes membros: procurador geral do município, secretários municipais, assessora de comunicação, coordenador da Vigilância em Saúde e Epidemiológica e diretora do hospital municipal;

⁃ Fica decretado Estado de Emergência em saúde pública no âmbito de todo o município, decorrente da pandemia causada pelo Covid-19;

⁃ Suspensão das atividades em grupos do Serviço de Convivência de Idosos, mantendo visitas domiciliares;

⁃ Suspensão de atividades dos grupos do Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF);

⁃ Recomendação que os feirantes adotem a medida de distanciamento mínimo de 1 metro entre as bancas;

⁃ Recomendação para que bares e restaurantes adotem a distância mínima de 2 metros entre mesas.

O comitê é presidido pelo gestor Túlio Alves e tem como vice-presidente a secretária de Saúde, Patrícia Novais.

“Estamos acompanhando a evolução do quadro de perto e seguindo todas as recomendações dos órgãos competentes, por isso criamos o Comitê para que possamos ter ações de prevenção e enfrentamento mais consistentes para prezar pela saúde pública dos bodocoenses”, destacou o prefeito Túlio Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here