Início Notícias Prefeito de Petrolina alerta para projeto do Estado que pretende tirar autonomia...

Prefeito de Petrolina alerta para projeto do Estado que pretende tirar autonomia dos municípios sobre saneamento

539

O prefeito Miguel Coelho criticou uma iniciativa do Governo do Estado para criar microrregiões de saneamento e abastecimento em Pernambuco, mas que, na verdade, pretende tirar o direito das prefeituras sobre o saneamento das cidades. O alerta foi realizado num vídeo publicado pelo gestor sertanejo, nesta quarta (09), em suas redes sociais.

Miguel afirma que o projeto de lei 1445/2020 do Governo do Estado surge estranhamente quando Petrolina está com a licitação em andamento para modernizar e ampliar o saneamento e abastecimento da cidade. Isso é, segundo o prefeito, uma tentativa clara de tirar a autonomia não apenas do município sertanejo, mas de todas as prefeituras sobre as decisões acerca da política de água e esgotamento.

Se for aprovado o projeto, que deve ir à votação na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (10), Miguel promete ir à Justiça. Isso porque existe uma nítida inconstitucionalidade na iniciativa, tendo em vista o marco legal do saneamento, o qual dá poderes às prefeituras para decidirem sobre como enfrentar o desafio de tratar o água e esgoto nas cidades.

“O que o Governo do Estado quer fazer, através da Compesa, é atrapalhar a licitação aqui. Por que não fizeram essas microrregiões antes? A gente sabe o quanto a Compesa deve e o quanto é deficitária para nossa cidade. Agora que a Prefeitura de Petrolina está fazendo uma licitação para um novo contrato com mais investimentos e dignidade, eles vem com esse discurso. Se necessário for, vamos entrar na Justiça para declarar a inconstitucionalidade desse projeto, até porque o marco regulatório já deixou muito claro: os municípios têm a liberdade de fazer a licitação e obrigar que as empresas invistam tudo o que for arrecadado em Petrolina, o que a Compesa não faz”, argumenta Miguel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here