Início Notícias Patrulha Ambiental do Araripe realiza resgate de animais silvestres em risco

Patrulha Ambiental do Araripe realiza resgate de animais silvestres em risco

636

Foto: Patrulha Ambiental

A Patrulha Ambiental Itinerante, vem desde sua fundação em 2014, desenvolvendo algumas ações em defesa do meio ambiente, e entre essas, está o resgate de animais silvestres em risco.

O trabalho é desenvolvido de três formas, quando somos acionados pelas Policias Militar ou Civil, que apreenderam animais silvestres em operações policiais, quando recebemos pela população seus animais de “estimação” voluntariamente ou quando esses animais estão em situação de risco (em zona urbana, dentro de veículos, e outros locais não apropriados).

A Patrulha Ambiental já realizou no período de sua fundação até os dias atuais, dezenas de resgates e contenção de animais silvestres que estavam em situação de risco, sendo a sua grande maioria devolvida para natureza, em áreas protegidas, locais estes, ideais para sua sobrevivência e procriação.

Espécies de serpentes como jiboias, corredeira, coral, jararaca, verde; répteis como o tiú; quelônios como jabutis, tartarugas; mamíferos como gambás (Saruês) e tamanduás; aves como gaviões, corujas, seriemas e outros integram a lista de animais resgatados e ou capturados.

A Patrulha Ambiental registrou um aumento no resgate e ou captura de animais silvestres nos últimos meses, tendo como fatores principais o ciclo reprodutivo de algumas espécies, desmatamentos, construções e o período de chuvas em que há o aumento do volume de água nos riachos, barragens e açudes, forçando os animais silvestres a procurarem novos abrigos.

A Patrulha orienta que qualquer cidadão ao se deparar com um animal silvestre em situação de risco não tentar capturá-lo, pois, alguns desses animais podem se sentir acuados e por seu instinto de defesa vir causar algum dano à pessoa e até mesmo a morte.

Parte da equipe da Patrulha Ambiental participou do treinamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Tangara – CPRH – Recife -PE) onde foram ensinadas técnicas de manejo e contenção de animais silvestres, trazendo assim, uma maior segurança no momento da ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here