Início Notícias Micro Empreendedor Individual tem até 31 de agosto para regularizar situação; ouça

Micro Empreendedor Individual tem até 31 de agosto para regularizar situação; ouça

381
Foto: Blog do Roberto Gonçalves

Rossana Webster – gerente regional do Sebrae e Leonardo Batista – secretário de Desenvolvimento Econômico de Araripina

Por Cidinha Medrado

Todo Empreendedor Individual que anda inadimplente com a receita, tem até o próximo dia 31 de agosto para regularizar a situação, para isso, tem que emitir o DAS no Portal do Simples (http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/), também pode ser feita a opção de parcelamento da dívida com várias vantagens. Quem explicou os detalhes para os microempreendedores individuais do Araripe foi a Rossana Webster, Gerente Regional do Sebrae. Ela avisou que se trata de uma campanha a nível nacional e pediu aos MEIs que busquem a opção de parcelamento, porque quem já está incluído na Dívida Ativa da União, ainda amarga 20% de multa. A campanha que acontece em parceria com as prefeituras através das secretarias municipais de desenvolvimento e governo do estado, convoca os microempreendedores que quiserem se regularizar a comparecerem nas ‘Sala do Empreendedor’ ou no SEBRAE mais próximo, porque caso não consiga fazer dentro do prazo poderá perder todas as vantagens obtidas com o registro MEI.

“Um dos grandes benefícios do MEI é que além do CNPJ e algumas condições de mercado para negociação, ele pode perder a questão dos benefícios como INSS, para mulher por exemplo, que tem MEI tem também a questão do seguro-maternidade, benefícios que a gente considera importante para o pequeno, que paga como MEI uma mensalidade entre 50 e R$ 55, dependendo do segmento que ele escolhe. Além disso, tem acesso a créditos e empréstimos e agora tem outra instituição ligada ao governo que é a AGE (Agência de Empreendedorismo de Pernambuco), facilitando o acesso ao crédito”, explicou Rossana.

Leonardo Batista que é Secretário Municipal de Desenvolvimento confirmou a parceria, o município abriu mais uma sala específica na secretaria para atender aos empreendedores que estiverem mais próximos do centro da cidade. Ele também opinou sobre o comportamento do pequeno empresário durante a pandemia.

“Com relação ao número de empresários inadimplentes, a gente sabe que o emprego direto é pelo MEI, é o que dá sustentação da economia, a sustentabilidade do primeiro emprego, principalmente para os jovens, ficamos praticamente dois anos parados, esses pequenos empresários foram mais afetados, muita gente com aluguel para pagar, mercadoria estocada, para muitos, uma bola de neve e quem não conseguiu um empréstimo praticamente parou, então é a hora da mão amiga do governo chegar, ver o parcelamento e a AGE vai poder dar um financiamento para que essas pessoas possam ressurgir das cinzas”, disse Leonardo.

A sede do Sebrae em Araripina, fica próximo a BR 316, no prédio antigo da FIEPE ou através do 0800 570 0800. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here