Início Notícias Fim de feira: Mais Médicos deve ser prorrogado por Mamãe Dima em...

Fim de feira: Mais Médicos deve ser prorrogado por Mamãe Dima em até três anos

727
alt

altOs profissionais que participam do programa recebem a título de “bolsa-formação” um valor de R$ 10 mil líquido, no entanto, os médicos cubanos são remunerados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Agência O Globo

RIO – Dando prosseguimento à agenda positiva planejada pelo governo para aumentar a participação em eventos e concluir programas que melhorem sua imagem, a presidente Dilma Rousseff vai assinar nesta sexta-feira nova medida provisória para prorrogação da permanência de estrangeiros no programa Mais Médicos por até mais três anos. Entre outras medidas a serem apresentadas durante a cerimônia, que ocorrerá no Palácio do Planalto, está também a abertura de concurso para profissionais brasileiros dentro do programa.

Ex-ministro da Saúde e um dos idealizadores do programa, o atual secretário municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, estará em Brasília para acompanhar a prorrogação do contrato com os profissionais cubanos e de outras nacionalidades. No total, dos mais de 18 mil médicos que atuam no Mais Médicos, 11,4 mil são cooperados cubanos, e outros 1,5 mil intercambistas individuais. Outros 5,3 mil médicos brasileiros com registro no país participam do programa.

Os profissionais que participam do programa recebem a título de “bolsa-formação” um valor de R$ 10 mil líquido. Segundo o Ministério da Saúde, os estrangeiros recebem diretamente esse valor, no entanto, os médicos cubanos são remunerados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), conforme regras definidas por acordo entre a organização e o governo de Cuba.

Alvo de polêmicas e ações judiciais, além de críticas de entidades do setor por conta da contratação de profissionais estrangeiros, o “Mais Médicos” foi lançado em 2013 por meio de medida provisória que prevê a admissão de profissionais por três anos, prorrogáveis pelo mesmo período.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here