Início Notícias Fala Doutora: Ginecologista Késia Holanda tira dúvidas sobre saúde e sexualidade da...

Fala Doutora: Ginecologista Késia Holanda tira dúvidas sobre saúde e sexualidade da mulher na Arari FM

495
Foto: arquivo Blog do Roberto

O ginecologista é um dos profissionais de saúde mais importantes para a saúde da mulher, é preciso visitá-lo frequentemente, e é fundamental sair do consultório bem esclarecido, porque são várias opções com prós e contras. A ginecologista Drª Késia Holanda esteve no programa Araripina Urgente da Arari FM para responder aos questionamentos das ouvintes, como faz toda sexta-feira em parceria com a Clínica Pró Saúde.

No primeiro questionamento a ouvinte contou uma história cheia de dúvidas, ela tem ovário policístico, fez um tratamento de seis meses e passou a tomar o medicamento contraceptivo, depois que terminou o tratamento e deixou os remédios, continuou tomando somente o contraceptivo e mesmo assim, menstruando normalmente, mas ao mudar para o contraceptivo injetável, a menstruação desapareceu, a dúvida é se o ocorrido é decorrente do contraceptivo oral ou injetável.

“Existem os ovários policísticos e existem cistos ovarianos, cada um é uma coisa, que envolvem hormônios e trazem outras alterações, além dos folículos ovarianos, o ovário policístico causa normalmente irregularidades do ciclo menstrual, dores pélvicas e outros transtornos, realmente ele é tratado com anticoncepcionais, mas tem anticoncepcionais que são um pouco mais indicados para o tratamento. Eu teria que fazer um estudo melhor e maior da paciente e conversar um pouco e vê se não existem outras características que possam também levar a uma síndrome dos ovários policísticos com alteração do crescimento de pelos, que às vezes podem engrossar um pouquinho mais a voz ou se as mamas produzem leite mesmo sem tá grávida. Não sei se é o caso, mas existe anticoncepcional mensal, a mulher vai ficar 30 dias pelo menos sem menstruar e o trimestral, ela fica pelo menos de 3 meses sem menstruar, então tem que ver qual tipo de anticoncepcional que você tomou, mesmo que você tenha tomado anticoncepcional mensal ele pode demorar um pouquinho mais a descer a menstruação”, explicou a médica.

Outra dúvida é de uma ouvinte que sente muita dor na cabeça e no pé da barriga, sobre isso, a médica considera normal, como cólica se for no caso de uma TPM em dias próximos à menstruação, ou em uma fase da menopausa, uma infecção inflamatória pélvica ou infecção no trato urinário próximo ou não da menstruação.

Outra ouvinte contou que há 5 anos cessou seu ciclo menstrual, ela também reclama de quentura nos pés, eles ficam vermelhos e racham.

“Nesse caso, se a senhora tem essa quentura nos pés que ficam vermelhos e com rachões, isso lembra uma alergia. Tem gente que desenvolve alergia ao látex, que é o material que produz as chinelas de borracha, então toda chinela de borracha é o que pode estar fazendo isso, é ideal a senhora fazer a troca de sapato, prefira calçados de couro ou de tecido, aí vai começar a ter uma melhora, além disso, tem que fazer o tratamento medicamentoso e agora sobre esses calorões, podem estar ligados à menopausa, devido à falta de estrogênio que é quando a gente entra na menopausa e deixa de produzir o estrogênio”, disse a médica. Ouça a entrevista na íntegra:

Toda mulher sabe como é importante cuidar da saúde íntima, por isso, o objetivo do programa é ajuda-las a encontrar o jeito certo de esclarecer as dúvidas e se cuidar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here