Início Notícias Deputado Gilmar Júnior participa de série de reuniões e eventos, nos EUA,...

Deputado Gilmar Júnior participa de série de reuniões e eventos, nos EUA, pela valorização da enfermagem

65
Foto: divulgação

No próximo domingo, 12 de maio, é celebrado o Dia da Enfermagem. Este é um mês importante para os profissionais da categoria: todo o mundo fala sobre questões ligadas à profissão. Com esse objetivo o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), enfermeiro e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren), cumpre missão em Washington, nos Estados Unidos, durante esta semana. O parlamentar foi convidado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para discutir questões sobre o desenvolvimento da enfermagem na América do Norte, América Central e Caribe e América do Sul. Dentre os participantes, professores universitários, pesquisadores, representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde.

Durante esses dias, Gilmar tem dado publicidade à situação dos profissionais de enfermagem, em Pernambuco e no Brasil, para líderes de diversas nações: “Levei para o grupo a problemática que envolve a ampliação das ações realizadas pelos profissionais de enfermagem sem a devida remuneração compatível com o escopo de atividades. Expliquei também sobre a dificuldade da política remuneratória no Brasil”.

A situação das enchentes e mortes no Rio Grande Sul também ganhou destaque no evento mundial. O deputado pontuou a atuação dos profissionais de enfermagem: “Eles têm bastante autonomia e competências características de enfermeiros que já fazem práticas avançadas e são capazes de atuar, inclusive, sem a presença do profissional médico. A importância da categoria para a sociedade é incontestável, assim como o fato de que precisamos urgentemente de valorização. Vamos unir aliados internacionais para enfrentar esses problemas no nosso País”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here