Início Notícias Dra Késia na Arari FM: “Câncer de mama, mata, faça seu acompanhamento,...

Dra Késia na Arari FM: “Câncer de mama, mata, faça seu acompanhamento, seus exames”; ouça

442
Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

Por causa do Outubro Rosa, campanha de conscientização e alerta às mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também sobre cânceres no colo do útero e no ovário, o programa Araripina Urgente aproveitou a participação da médica Ginecologista Késia Holanda para trazer esclarecimentos sobre o tema. Segundo a médica, o câncer de mama é causado por alteração das células, mas existem outros motivos de ordem médica ou hereditária, por exemplo, quem já teve casos na família, deve ter uma atenção redobrada.

“O câncer de mama, mata, então deve fazer todo ano seu acompanhamento, seus exames, indicativo para mulheres acima de 40 anos, mamografia, para mulheres abaixo de 40 anos, a ultrassonografia. Se aparecer alguma coisa a mais na ultrassonografia, no caso das mulheres abaixo de 40 anos é que se vai para o segundo passo, que é a mamografia”, disse Kézia

Não existe nenhum sintoma que evidencie um câncer de mama senão os nódulos, e por isso, a médica orienta as mulheres a fazerem o autoexame na hora do banho, não importando a posição; Sentada, deitada ou em pé, é possível fazer um exame de toque bem proveitoso, porém se os nódulos forem profundos, pode ser que a mulher não consiga achá-lo apenas com o toque, por isso, a importânciados exames.

“Antigamente no mês no Outubro Rosa era evidenciado apenas o câncer de mama, mas por causa dessa modernização, se preferiu levantar outras bandeiras, como as do Cãncer no Colon do Útero, que deve ser feito todo ano o rastreamento, que é o exame papanicolau e também o Câncer de Ovário”, explicou.

Com a pandemia, milhares de mulheres deixaram o exame para trás e neste momento de normalização, a doutora pede que as elas sejam atentas com as prevenções, pois se houver uma descoberta precoce a propabilidade de tudo ser resolvido é bem maior.

“Porque se a mulher deixa para fazer mais tarde esse exame e descobrir um câncer de forma avançada, fica mais dificil o tratamento, mas isso não quer dizer que não tem revolução no caso, lembrar que hábitos saudáveis são importantes para a vida da gente e para prevenir estas coisas, como ter uma boa alimentação, andar com pessoas com quem se sente feliz, evitar cigarros e outras coisas que venham a prejudicar o seu dia-a-dia”, aconselhou a médica.

Outra informação importante segundo a médica, é que mulheres que amamentam ou amamentaram passam por uma prevenção natural, estudos maiores comprovam que mulheres que amamentam diminuem a propabilidade de desenvolverem esse tipo de doença; Outro esclarecimento é que no caso de uma mulher descobrir que tem cistos ovarianos, deve fazer estudos para saber os tipos, por que todo diagnóstico depende de rastreamentos para uma comprovação mais sólida.

A Ginecologista está preparando uma homenagem para as mulheres neste de mês de Outubro, ela vai ofertar do seu tempo para explicar mais sobre a saúde feminina durante um almoço que ela mesma vai promover para 50 de suas pacientes. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here