Início Notícias Consultório da Arari FM: Drª Laís Cordeiro tira dúvidas sobre alimentação e...

Consultório da Arari FM: Drª Laís Cordeiro tira dúvidas sobre alimentação e enxaqueca; ouça

468
Dra. Laís Cordeiro neurologista/ Foto: reprodução

Por Cidinha Medrado

O Programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM 90,3 recebeu no quadro ‘Consultório da Arari’ desta quinta-feira (15), a participação da Drª Laís Cordeiro. Ela é Neurologista e na oportunidade abordou um tema muito importante para a saúde, com dicas que importam para toda a família, sobre alimentação e enxaqueca. O neurologista é o especialista que trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos.

Neste assunto a médica considerou todas as perguntas e questionamentos dos ouvintes com atenção, a quem deu informações riquíssimas para quem sofre com crises de enxaqueca.

“Eu vou começar a falando que o que é mais importante do que cortar algum alimento específico é procurar alimentar-se de uma forma saudável evitando longos períodos de jejum, por que é importante frisar que pular refeições é um dos principais gatilhos para crise de enxaqueca e além de falarmos na alimentação, um detalhe importante para o dia a dia das pessoas com enxaqueca é a hidratação. É importante se hidratar bem, beber uma quantidade de água mínima para cada pessoa a depender do seu peso”, disse Drª Lais.

Segundo a especialista, alimentos que têm potencial de desencadear uma crise de enxaqueca são, os queijos envelhecidos, porque são ricos em tiramina que é uma substância que altera dilatação dos vasos cerebrais contribuindo para a dor, outro alimento são as carnes embutidas essas carnes envolvidas contém substâncias que são responsáveis tanto pela conservação como pela coloração avermelhada e essas substâncias são ricas em nitratos e nitritos que também interferem na dilatação desses vasos e consequentemente na dor Além disso, o molho shoyu e outros temperos prontos são ricos em glutamato monossódico que é uma importante substância causadora de crise de enxaqueca, adoçante de aspartame, leite e derivados, banana nanica, melancia e também bebidas como o vinho tinto e bebidas alcoólicas em geral, além da cafeína quando consumida em uma quantidade maior que duas xícaras por dia.

“Muitas pessoas devem estar se perguntando, então se eu tenho diagnóstico de enxaqueca, eu devo cortar todos esses alimentos e bebidas? Não, porque um determinado alimento ele pode ser um facilitador de crise para um uma pessoa e não ser para outra. Então na consulta eu costumo orientar que o paciente observe a noite o que ele consumiu, um dia antes ou no mesmo dia da crise, e depois de um determinado momento, quando bem, teste novamente aquele alimento para saber se foi apenas uma coincidência, ou de fato se tem associação”, explicou

“A Neurologista também citou alimentos que vão ajudar a auxiliar na alimentação e no controle das pessoas que têm diagnóstico de enxaqueca, são eles, os vegetais verdes escuros, como no caso do espinafre, couve, rúcula e folha de beterraba, são vegetais ricos em magnésio que é o principal mineral aí do tratamento da enxaqueca, além de salmão, atum e sardinha que são ricos em ômega 3, tem ainda a chia e a linhaça também ricos em ômega 3, que é uma substância que tem poderoso ação anti-inflamatório”, disse ela.

Além desses alimentos que contribuem para o bem de quem tem estas crises, são os alimentos ricos em B12 como, no caso da carne, dos ovos, da ervilha e gengibre que tem um poder analgésico e anti-inflamatório, também o açafrão da terra é também antioxidantes, como chá de camomila e hortelã que são alimentos que podem ajudar bastante na alimentação desses pacientes. Ouça na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here