Início Notícias Antonio Fernando resgata presença de Ouricuri na Alepe e reafirma compromissos com...

Antonio Fernando resgata presença de Ouricuri na Alepe e reafirma compromissos com o Araripe

566

A histórica presença de Ouricuri na Assembleia Legislativa de Pernambuco foi o mote inicial do primeiro pronunciamento do mandato do Deputado Antonio Fernando (PSC) no plenário da Casa Joaquim Nabuco, na tarde desta terça-feira (05.02). O deputado fez um resgate do passado para lembrar a figura do Vigário Francisco Pedro da Silva, o primeiro representante de Ouricuri no Parlamento Pernambucano.

“O vigário – que vinha ao Recife, a mais de 600 quilômetros de distância, montado no lombo de burro – defendeu os interesses de nossa cidade e região durante cinco mandatos, em meados do século 19. Ele foi eleito pela primeira vez em 1854, ficando no parlamento até 1872. Depois, o vigário renovaria a representação para ficar deputado por mais dois mandatos, entre 1878 e 1884. Ressalte-se, também, que ele foi presidente da Assembleia durante o período em que ocupou cadeira no Parlamento, na 11ª Legislatura, na fase do Brasil Império”, destacou Antonio Fernando.

Outra figura histórica de Ouricuri e do Araripe lembrada pelo deputado Antonio Fernando foi o deputado Felipe Coelho, um recordista em número de mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que acabou conhecido como o “Tigre do Araripe”.

Ninguém pode deixar de reconhecer que Felipe Coelho foi um colosso na Assembleia Legislativa. Sua longevidade parlamentar é impressionante. Ele foi deputado por onze mandatos consecutivos, tendo ocupado cadeira na Alepe durante 44 anos, entre 1951 e 1995. O deputado Felipe Coelho foi duas vezes presidente da Assembleia”, disse o deputado em seu pronunciamento.

Com a entrada no parlamento estadual, Antonio Fernando se tornou o quarto representante de Ouricuri na história da Alepe. O terceiro foi o ex-prefeito Gilvan Coriolano, que assumiu mandato, consecutivamente a Felipe Coelho, entre 1987 e 1991. “Essa foi uma época de ouro para Ouricuri, porque a cidade tinha ao mesmo tempo dois deputados na Assembleia Legislativa”, lembrou o deputado.

No pronunciamento de estreia, Antonio Fernando disse que seu mandato tem um caráter especial, porque significa a retomada da representação de Ouricuri no cenário político estadual, depois de um longo hiato: “Por quase vinte e cinco anos – um quarto de século! – ficamos sem um legítimo representante da nossa terra na Alepe. Agora é trabalhar com garra, e muito empenho, para recuperar o tempo perdido”, afirmou Antonio Fernando.

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO CANAL DO SERTÃO

Disposto a resgatar, o mais breve possível, os bons tempos de Ouricuri e do Araripe na Assembleia Legislativa, Antonio Fernando partiu cedo. Ele já chegou à Alepe como vice-líder do seu partido, o PSC, e caminha firme para conseguir a instalação imediata da Frente Parlamentar em Defesa do Canal do Sertão e Recursos Hídricos para Pernambuco, da qual será o coordenador. “Na mesma noite da posse eu já estava recolhendo as assinaturas necessárias para a instalação da Frente. Precisávamos de um mínimo de 17 assinaturas, mas conseguimos 35, mais do que o dobro do necessário. Acredito que fomos o primeiro deputado a protocolar um requerimento nesta legislatura da Alepe”, comemora Antonio Fernando.

O Canal do Sertão é uma obra hídrica estratégica não só para o Araripe, como também para o São Francisco e parte do Sertão Central, beneficiando um total de 17 municípios. O projeto vai trazer a água da barragem de Sobradinho para garantir a agricultura irrigada em Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Araripina, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Cedro e Serrita, passando também por Petrolina. A expectativa é de geração de mais de 350 mil empregos diretos e indiretos.

Só para dar uma ideia da importância econômica e social do Canal do Sertão, é preciso dizer que este projeto tem potencial para tornar Pernambuco autossuficiente na produção de uma boa parte dos alimentos da cesta básica, tais como feijão, farinha, carne, leite, etc., que hoje, infelizmente, são importados de outros Estados”, destaca Antonio Fernando . O deputado ressalta que a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Canal do Sertão e Recursos Hídricos para Pernambuco será “um instrumento fundamental para tornar essa obra hídrica uma realidade, porque poderemos envolver e contar com o apoio de órgãos e poderes estaduais e federais para a concretização deste objetivo”. (Da Assessoria de Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here