Início Notícias Votorantim Energia agora é Auren Energia

Votorantim Energia agora é Auren Energia

1330
Foto: divulgação

A nova marca foi apresentada oficialmente ao mercado no dia 28 de março

Auren Energia é o novo nome da companhia, que é resultado da consolidação dos ativos de energia da Votorantim S.A e do fundo canadense CPP Investments. O anúncio marca um novo ciclo de expansão da companhia que se materializa com a abertura de capital e a criação de uma plataforma de energia renovável e comercialização com matriz diversificada, 100% limpa, que combina fontes hidrelétrica, eólica e solar, bem como soluções híbridas.

O movimento de consolidação teve início em outubro de 2021 e foi concluído com a reorganização societária da CESP (Companhia Energética de São Paulo) e a incorporação das suas ações à nova empresa, que já era sua controladora. A Auren já nasce com projetos que contribuem e contribuirão de fato para a sustentabilidade do país e o seu crescimento econômico, com impactos positivos junto a colaboradores, parceiros, clientes e acionistas.

Com atuação no Nordeste desde 2016, a empresa possui dois complexos eólicos em operação na região da Serra do Inácio, divisa dos estados de Pernambuco e Piauí. Atualmente também está construindo mais dois complexos eólicos na região, além de ter dado início ao desenvolvimento de um projeto fotovoltaico que funcionará no modelo híbrido, onde a estrutura da nova usina solar será instalada em um terreno ao lado do já existente parque Ventos do Piauí I. O portfólio da empresa ainda contempla usinas hidroelétricas nas regiões sudeste e sul do país.

Auren segue com apoio à comunidade por meio do desenvolvimento de projetos dedicados à geração de renda, capacitação profissional, esporte, cultura, educação, direitos da criança e do adolescente, apoio à gestão pública, qualificação de fornecedores locais, fomento a cadeias produtivas, entre outros. Dentre as iniciativas realizadas na região, destacamos o Programa de Valorização da Educação (PVE), realizado em Curral Novo do Piauí, Araripina, Betânia do Piauí, Simões e Santa Filomena e Ouricuri. O PVE contribui para a melhoria da educação pública destes municípios, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

No projeto “Bem Viver no Semiárido”, uma das iniciativas sociais realizadas na região desde 2019, foram identificadas famílias em situação de vulnerabilidade para receber tecnologias sociais, incluindo painéis solares, além de banheiros ecológicos, quintais produtivos e cisternas de 1º e 2º uso. O projeto busca também prestar assistência técnica para aprimorar os sistemas produtivos e a comercialização da produção agroecológica familiar.  Outra iniciativa de destaque na região é o Programa ReDes, realizado por meio de parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). No Piauí um dos projetos do ReDes apoiados é o “Mulheres Fortes”. Realizado em parceria com a Associação de Pequenas Produtoras Rurais da Serra do Inácio, no município de Betânia do Piauí (PI), o objetivo do projeto, que beneficia cerca de 36 mulheres (e suas famílias) da zona rural, é fortalecer a cadeia produtiva da mandioca e, ao mesmo tempo, aumentar o empoderamento feminino na região, área de influência dos parques eólicos.

A presença da empresa na região também busca incentivar o desenvolvimento local e ao mesmo tempo auxiliar em questões urgentes, como a escassez de água no semiárido brasileiro. Com o objetivo de encontrar soluções para este problema, a Auren Energia, em parceria com o Instituto Votorantim, tem trabalhado em um programa de aceleração chamado LabÁgua. Quatro iniciativas já estão em teste na região. A Auren ainda impulsionou a chegada do curso técnico de Sistemas de Energia Renovável à Araripina (PE), resultado de uma sinergia entre a empresa, o Itaú Educação e Trabalho, Schneider Eletric e o Governo do Estado de Pernambuco.

Contato com a comunidade

No território da Serra do Inácio – que compreende parte dos estados do Piauí e Pernambuco – a comunidade continuará tendo acesso ao Boletim da Obra, periódico quinzenal que traz informações sobre os avanços das obras de construção e ampliação dos parques eólicos, bem como as oportunidades de emprego.

Canal Diálogo Aberto (que atende pelo WhatsApp 89 98124-7335), mantêm o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Auren Energia quer ouvir e falar com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here