Início Notícias Barragem se rompe e aumenta alerta no Rio Grande do Sul

Barragem se rompe e aumenta alerta no Rio Grande do Sul

157
Foto: reprodução redes sociais

Por Estadão

O governador do Rio Grande do Sul informou no início da tarde desta quinta-feira, 2, que parte da Barragem 14 de Julho, entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, se rompeu. O alerta foi feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que foi às redes sociais comunicar a informação à população e pedir que a população da região busque áreas de segurança.

Segundo Leite, o rompimento ocorreu na ombreira direita, que é uma estrutura lateral onde a barragem se apoia. ‘’A gente buscou fazer todo o trabalho possível para evitar rompimento, mas não conseguimos ter o acesso nem com os helicópteros para levar técnicos”, pontuou o governador.

“Esse rompimento vai ter um efeito de resposta hidrológico, ou seja, de elevação do nível do Rio Taquari e da bacia do Rio das Antas. Então, é importante trazer essa notícia para vocês. Mais uma vez, eu insisto, é uma situação dramática que nós recebemos. Pior do que qualquer quadro que nós pudéssemos ver anteriormente. E que precisa que todos se coloquem em situação de segurança’’, alertou Leite.

O prefeito de Muçum, Mateus Trojan (MDB), que teve sua cidade totalmente submersa pelas águas do Taquari, fez um apelo à população.

Transbordamento do Rio Taquari atinge casas no município de Encantado, no Rio Grande do Sul
Transbordamento do Rio Taquari atinge casas no município de Encantado, no Rio Grande do Sul Foto: Diego Vara/Reuters – 1/5/2024

“Acabamos de receber informação do governo do Estado, do rompimento da barragem 14 Julho de Cotiporã. Isso vai causar uma elevação nos rios, das águas, de forma bastante acelerada. Eu peço encarecidamente, para todas as pessoas que estejam próximas da área de inundação que, por favor, saiam de perto, subam, saiam da área de perigo, para a gente não ter nenhum tipo de catástrofe maior do que a gente já está tendo’’, disse o prefeito.

Barragem em Caxias está sob risco

Em Caxias do Sul, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) emitiu um alerta para o risco de rompimento da barragem São Miguel, pertencente ao Complexo Dal Bó. Segundo o órgão, mesmo com a abertura de todas as comportas, o nível da represa está próximo de atingir a capacidade máxima.

Cerca de 130 ruas da cidade podem ser atingidas pela água em caso de rompimento. A orientação aos moradores é que evacuem suas residências enquanto houver risco. Nesta quinta, o nível da represa baixou 20 centímetros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here