Início Notícias UTI – Araripina precisa muito e não tem

UTI – Araripina precisa muito e não tem

728

As Irmãs Medianeiras da Paz, abraçaram mais um desafio: Instalar a UTI no menor espaço de tempo possível, e, ai vem a pergunta: Com quais recursos?

Por Airton Lage / Fotos: reprodução

A região do Araripe pernambucano com população estimada em 300 mil habitantes, conta atualmente com 10 leitos de UTI, instalados no Hospital Regional em Ouricuri. Como se sabe, esse número é insuficiente para atender todas as demandas desta região.

O Hospital e Maternidade Santa Maria e a população geral querem mais leitos de UTI, e isto se dar por conta dos inúmeros casos em que se precisa de um leito e não se tem, causando dor e transtorno para os que necessitam.

Diante das experiências vividas, da eminente abertura do Centro de Hemodiálise, que já se encontra totalmente pronto, aguardando tão somente o credenciamento do Ministério da Saúde, as Irmãs Medianeiras da Paz, abraçaram mais um desafio: Instalar a UTI no menor espaço de tempo possível, e, ai vem a pergunta: Com quais recursos? É bem verdade que um projeto deste é muito caro, considerando que todas as etapas de construção e instalação tem critérios rigorosos e exigem o que há de mais seguro para poder funcionar.

Com o sonho na cabeça, e a determinação para fazer, a Irmã Maria Luíza Mota da Silva – Diretora Administrativa do hospital, acompanhada da Dra. Regina Torres Lage – Diretora Clínica, apresentou o projeto básico de construção, elaborado pelo engenheiro Pedro Henrique Batista, para alguns membros da Sociedade Civil Organizada, quais sejam: Relva Caetano, representando o Lions Club de Araripina,  Hemã Bandeira Portela, representando o SINDUSGESSO, Ederval de Barros Gris Júnior e Nilton Armstrong Jacó, representantes da Loja Maçônica Luz, Liberdade e Justiça, Airton Lage, representando a consultoria Oficina de Ideias, Pedro Henrique Batista, responsável pela elaboração e explanação do projeto de construção.

No encontro, várias iniciativas já foram tomadas com vistas a ampliar o público alvo, dentre elas a formação de uma equipe que desde já irá dedicar-se para que se faça cumprir a fala do poeta Fernando Pessoa “O homem sonha, Deus permite e as coisas acontecem”, que assim seja, afinal nós precisamos, nós queremos nós teremos a nossa UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Deus seja louvado.

1 COMENTÁRIO

  1. Não consigo entender como uma cidade de 100 mil habs., mais uma população vizinha de mais ou menos 200 mil não dispõe de uma UTI, hemodiálise, um campus universitário e um aeroporto regional. Se fosse no Piaui a coisa era outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here