Início Notícias Secretário da SDS repercute redução no número de homicídios

Secretário da SDS repercute redução no número de homicídios

1040

Secretário da SDS, Antônio de Pádua, reconhece que apesar da redução de homicídios no segundo semestre de 2017 ainda não é suficiente para comemorar

Rádio Jornal / Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco divulgou o número de ocorrências no mês de dezembro. Na contagem do governo, houve redução nos números de homicídios e de assaltos a ônibus em relação ao mês de novembro.

Segundo o documento, dezembro foi o segundo mês de 2017 com menos registros de homicídios. Foram 394 ocorrências contra 406 em novembro. Ainda segundo a SDS, o segundo semestre de 2017 também reduziu os números em relação ao primeiro semestre do ano

Nesta segunda-feira (15), o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, falou sobre os números. Questionado sobre a falta de sensação de segurança no Estado, ele disse que 2017 foi um ano de grande desafio na segurança. “Terminamos o ano melhor do que começamos isso é demonstrado nos próprios crimes CVLIs, que são os homicídios, onde houve uma redução da taxa desse tipo de crime em relação ao primeiro semestre”, destacou. “Houve uma diminuição de 16,5% nesse comparativo de dezembro de 2016 com dezembro de 2017”, disse.

Ele reconheceu que a redução ainda não é suficiente para comemorar. “Até porque os nossos números ainda estão altos para o que a gente quer apresentar para a população de Pernambuco”, comentou.

Dados

Os casos de latrocínio, roubo seguido de morte, foram um dos tipos de crimes que mais diminuíram: em novembro foram 107 e em dezembro 143.

Ainda segundo o documento da SDS, o número de assaltos a ônibus diminuiu: 79 casos. O número é diferente do apurado pela editoria de polícia da Rádio Jornal que, até o dia 28 de dezembro, apurou 236 ocorrências.

Pádua explica a discrepância. “Nós trabalhamos com dados oficiais que efetivamente são registrados nos boletins de ocorrência da Secretaria de Defesa Social. As próprias empresas de ônibus são obrigadas por uma portaria da SDS a fazer o registro de cada ocorrência nos coletivos”, explicou. “Inclusive, o próprio usuário pode fazer esse registro. Agora, a contabilidade dessa ocorrência, se tem 10 pessoas que são roubadas dentro do coletivo a gente não vai contabilizar isso como 10 ocorrências de roubo de coletivo a gente vai contabilizar como uma ocorrência”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here