Início Notícias Secretaria de Saúde de Araripina participa ativamente do Outubro Rosa

Secretaria de Saúde de Araripina participa ativamente do Outubro Rosa

459
alt

alt

Outubro é o mês que marca a luta contra o câncer de mama, tumor que mais mata as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca.

ACE – PMA / Divulgação

Nesta segunda feira (19), com a presença do secretário de saúde, a prefeitura de Araripina através da secretaria de saúde, promoveu palestras continuando com a programação do Outubro Rosa, no Centro de Apoio a Mulher (Casam), com a Dra.Tarcila Helena e Dra. Magna Jardiela,  oportunidade para despertar a consciência de prevenção para o câncer de mama.

Outubro é o mês que marca a luta contra o câncer de mama. O Brasil é um dos países a aderir ao movimento que já dura dez anos e começou na Califórnia. O “Outubro Rosa” é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade no combate à doença, principalmente o público feminino. 
No Brasil, o câncer de mama é o tumor que mais mata as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca. Para este ano são esperados 50 mil novos casos e aproximadamente 10 mil mortes. A maior incidência deve ocorrer nas regiões Sul e Sudeste, e a menor nas regiões Norte e Nordeste.

Não é a toa que o câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelo público feminino. Além da freqüência com que ocorre e da quantidade de óbitos, o tumor pode causar muitas sequelas, físicas e psicológicas. A pior delas: a mutilação. Em alguns casos, há necessidade de retirada da mama, o que pode afetar a percepção da sexualidade e a imagem pessoal do paciente.
“A prevenção é a grande arma no combate ao câncer e quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura”. 

Alguns cuidados não podem ser descartados quando o assunto é prevenção do câncer de mama. A prevenção primária envolve hábitos de vida mais saudáveis. Mas, não pense que o segredo para se prevenir da doença está apenas numa boa caminhada. A prática de exercícios físicos deve ser acompanhada de uma dieta especial, pobre em gordura de origem animal, com muitas frutas, legumes e verduras. Também é necessário diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente os destilados, e não fumar. É indicado que as mulheres também não abusem da terapia de reposição hormonal e amamentem seus filhos. Quanto à prevenção secundária, o importante é não deixar de realizar mamografias nem ultrassom das mamas quando indicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here