Início Notícias Projeto da Polícia Civil põe Paulo Câmara e Guilherme Uchoa em confronto

Projeto da Polícia Civil põe Paulo Câmara e Guilherme Uchoa em confronto

474
alt

alt

Governador apresentou proposta que favorece delegados de polícia, mas presidente da Alepe apresentou emenda para derrubar medida.

Do JC Online

Uma briga entre os delegados de Polícia Civil e a Polícia Militar (PMPE), por disputa de atribuição de função, foi aberta na Assembleia Legislativa (Alepe) com o envio de  projeto de lei do governador Paulo Câmara (PSB) regulamentando o artigo 5º da Constituição Estadual. Por extensão, o projeto colocou, pela primeira vez, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT), em confronto com o governador, ao apresentar, nesta quarta-feira (16), uma emenda supressiva do artigo 1º, modificando  o sentido da proposta original do governo.

 Aprovado na  Comissão de Constituição (CCLJ), o projeto – que vai a outras comissões antes de seguir ao plenário – define, em seu artigo 1º, como “privativa” dos delegados a tarefa de abrir Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCOs).Os delegados  acusam a PMPE de  invasão da atribuição funcional – estabelecida no Código de Processo Penal, na Constituição Federal e em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)  – ao quererem  ter direito a lavrar TCO, fazendo lobby para derrubar o artigo 1º.

O projeto do governo é resultado de um acordo com a Associação dos Delegados de Polícia  (Adeppe), que aceitou não ter reajuste este ano, em razão da crise financeira, mas em troca  pediu uma compensação do Estado: manter privativa dos delegados de polícia a abertura de TCO (usado em infrações menores), entre outros procedimentos, como flagrantes e inquérito policial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here