Início Notícias Presidente do congresso venezuelano pede apoio para assumir Executivo e convocar eleição...

Presidente do congresso venezuelano pede apoio para assumir Executivo e convocar eleição para substituir Maduro

494
Juan Guaidó discursa para oposicionistas em Caracas nesta sexta-feira (11) — Foto: Reprodução/Twitter/JuanGuaidoLíder oposicionista convocou mobilização para 23 de janeiro. Secretário-geral da OEA prontamente o chamou de ‘presidente interino’ no Twitter.

Por G1 — Foto: Reprodução/Twitter/JuanGuaido

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o oposicionista Juan Guaidó, pediu nesta sexta-feira (11) o apoio de cidadãos, dos militares e da comunidade internacional para assumir o comando do Executivo. Para ele, que pretende convocar novas eleições, o poder foi “usurpado” por Nicolás Maduro, que iniciou um novo mandato nesta quinta.

“A Constituição me dá legitimidade para exercer o cargo de Presidência da República, para convocar eleições, mas preciso do apoio dos cidadãos para tornar isso uma realidade”, disse o deputado a algumas centenas de pessoas que se concentraram no leste de Caracas para denunciar a “ilegitimidade” de Maduro.

A Assembleia Nacional, de maioria oposicionista, continua funcionando, mas teve seus poderes esvaziados por Maduro quando este convocou uma Assembleia Constituinte, em 2017, para a qual se elegeram apenas seus apoiadores, e que se sobrepõe à outra casa legislativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here