Início Notícias Prefeitura de Araripina leva Projeto ‘Braços que Acolhem’ ao distrito de Nascente

Prefeitura de Araripina leva Projeto ‘Braços que Acolhem’ ao distrito de Nascente

733
ASCOM / Foto: Bruno Rostand

Lançado pela Prefeitura de Araripina, o projeto Braços que Acolhem – que faz parte do programa Nossa Saúde Melhor – é uma iniciativa inédita das secretarias de Saúde e de Assistência Social que visa melhorar o atendimento e valorizar ainda mais as gestantes do município – principalmente as residentes na zona rural e nos distritos. A iniciativa busca, também, reduzir a morbimortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família. 

O projeto passou pelas unidades de saúde dos distritos de Gergelim, Morais, Lagoa do Barro, Rancharia e, nessa quarta-feira (07), foi ao distrito de Nascente.

Com essa ação, as mulheres farão os exames laboratoriais e ultrassom no posto de saúde do seu distrito, não sendo mais necessário se deslocar até Araripina para realizar estes exames. Fazem parte deste projeto, também, ações de reuniões e palestras durante todo o período do pré-natal – que serão conduzidas pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Assistência Social – dando todo o suporte para as mulheres e seus familiares. Ao longo do período de gestação elas irão confeccionar seus enxovais que serão entregues no nascimento da criança.

“Antigamente, as gestantes viajavam até a sede do município para tentar marcar um exame e muitas vezes nem conseguia. Hoje, com os Braços que Acolhem, as gestantes de Araripina marcam e realizam os exames de ultrassonografia e o pré-natal na unidade de saúde do próprio distrito. O distrito de Vila Serrânia também vai receber o projeto”, disse o prefeito Raimundo Pimentel.

Agosto Dourado

Durante o evento, as gestantes assistiram à palestra sobre o “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Para ter tal repercussão na saúde de uma pessoa, a amamentação tem que ter impacto em todos os sistemas do organismo, tanto que o tema tem sido explorado nas diversas especialidades médicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here