Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 13 DE MARÇO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 13 DE MARÇO DE 2015

627

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Agenda do governador – O seminário Todos por Pernabuco de Araripina ocorrerá na Escola Técnica Pedro Muniz Falcão com presença do prefeito Alexandre Arraes (PSB) e de líderes políticos do sertão do Araripe. Além disso, ele vai inaugurar a Escola Estadual Gênifa Felisbela Nobre, no distrito de Serrolândia, em Ipubi e assinar a ordem de serviço para implantação de um trecho de 25,17 quilômetros da PE-590. Em seguida fará uma visita fábrica eólica Casa dos Ventos, em Marcolândia, que fica na divisa de Pernambuco com o Piauí. Hoje, esse empreendimento é considerado o que apresenta o maior mapeamento eólico do Sertão nordestino como negócio.

Invertendo a lógica – Paulo Câmara  vem atrás de mudar a realidade local, primeiro ouvindo, e depois operando, para tentar inverter a lógica e o mapa do desenvolvimento estadual. Câmara inicia ouvindo justamente por onde perdeu. É indicativo de que vai começar suas obras de impacto justamente por aqui, visando diminuir as desigualdades regionais, e desta forma, aproximar o Sertão do Cais, como pregava Miguel Arraes.

O Gesso – Paulo Câmara vai ouvir mais uma vez que precisamos de uma matriz energética confiável, tecnicamente possível e economicamente viável. Só o gás natural une as três variáveis. Lenha da caatinga nem mais existe e Eucalipto é agressão imperdoável e ilegal, por se tratar de região integrante da APA FLONA – Floresta Nacional do Araripe, onde é impedido o cultivo de monoculturas, sobretudo aquelas que não são de sobrevivência. Também ouvirá que o governo federal está estrangulando o setor gesseiro, facilitando a entrada de gesso com baixas alíquotas de importação. Ferrovia e estradas serão outras ‘ladainhas’ dos empresários.

Panificadora – A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria Municipal da Mulher está participando como parceira de um importante projeto que tem por objetivo a implantação de uma panificadora comunitária na Vila Bringel. Recentemente aconteceu uma importante reunião com os membros da diretoria da associação de moradores e com os associados para tratar do assunto e explicar quais os principais objetivos e benefícios na consolidação deste importante projeto.

O prefeito Alexandre Arraes (PSB) e a primeira-dama Roberta Arraes estiveram participando desta reunião ao lado dos secretários municipais Maderleide Oliveira (Mulher) e Leonardo Batista (Infra-estrutura). Foram recebidos pela presidente da Associação de Moradores da Vila Bringel, Nena. Na ocasião, foi explicado para os associados e membros da associação os objetivos do projeto que tem como parceiros o Governo do Estado e o Sebrae.

Copa Boré – O Secretário Municipal de Esportes, Luiz Braz, está convidando todos os clubes inscritos na Copa Araripinense de Futebol de Campo para uma importante reunião, onde serão discutidos e apresentados os últimos detalhes para a realização desta importante competição que prestará uma homenagem justa ao ex-jogador Gilberto Modesto Coelho, conhecido carinhosamente como “Boré”. A reunião acontecerá neste sábado, 14, na sede da Secretaria Municipal de Esportes e tem como pauta a entrega das fichas dos times;  sorteio das chaves e  entrega do regulamento.

Alô Vaqueiro – O ex-vereador e ‘vaqueiro’ – formado na Universidade em outro curso – Danda Simeão, anda conquistando ouvintes no atacado. O sábado à tarde, horário de seu programa, não está sendo impeditivo para a audiência da Rádio Arari crescer ainda mais.  Com o programa “Alô, Vaqueiro!”, Danda aborda temas relacionados a ‘festa de boi’ mas deriva para tudo que o público gosta, sobretudo aquilo que é voltado para o homem do campo. Política também não falta.

Patrimônio Natural – O prefeito João Marcos enviou projeto de lei nº 002\2015 para apreciação dos vereadores, O referido projeto declara e reconhece o AÇUDE CACIMBÃO como patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município de Ipubi, isto quer dizer que não será permitida construção de qualquer natureza em suas margens. Como também a perfuração de poços e cacimbas no leito do açude só será permitida mediante autorização do órgão ambiental municipal. A foto via satélite delimita o leito legal do açude, imagem data do ano de 2011, quando açude estava cheio.

Fábrica de vassouras -A Prefeitura de Ipubi através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a RECICLA IPUBI – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ipubi está montando um projeto para fabricação de vassouras aproveitando as garrafas plásticas de refrigerantes – PET. Para tanto já escolheu o local da fábrica, funcionará em um galpão no bairro Jardim Rocha na cidade. Será feita o recolhimento das garrafas através da Campanha Coleta Seletiva que será implantada nos bairros Jardim Rocha, Miranda, Siqueira, Cohab 1 e 2.

Lista de Pedidos – Representantes da Prefeitura Municipal de Ouricuri se reuniram com membros da sociedade civil organizada, entidades não governamentais e vereadores a fim de discutir e listar ações que devem ser priorizadas no “Seminário Todos por Pernambuco” que acontece neste dia 13, no município de Araripina. Reunidos em grupos, no auditório do Caatinga, os presentes elencaram as seguintes pautas: funcionamento da UPA-E; instalação de um IML na região; criação de um campus da UPE em Ouricuri; aterro sanitário; construção de um aeroporto no município; aumento no efetivo da Polícia Militar para região do Araripe; pavimentação da estrada que liga o distrito de Santa Rita à cidade de Ibupi.

Peixamento – Mais de 25 mil alevinos foram introduzidos no açude Tamboril, na zona rural de Ouricuri, município do sertão pernambucano. A atividade reuniu técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), professores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), campus Ouricuri, e alunos do curso de agropecuária, ministrado pela instituição.

Capacitação – O GOVERNO DO ESTADO / ATRAVÉS DA SECRETARIA DE CULTURA DE PERNAMBUCO E DA FUNDARPE, EM PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS, REALIZARÁ NO DIA 13/03/2015, UMA OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO 8º EDITAL DO FUNCULTURA INDEPENDENTE 2014/2015 // A OFICINA VAI ACONTECER NO AUDITÓRIO DA SEDUC DE TRINDADE, DE 08 ÀS 17h DO DIA 13/03 ( sexta feira) É VOLTADA PARA PESSOAS QUE TENHAM OU NÃO CADASTRO DE PRODUTOR CULTURAL.

Sem Partido – O PMDB estadual já decidiu o rumo que tomará em Ouricuri e o prefeito da cidade está fora dos planos. César de Preto, apesar de filiado à sigla, não teve compromisso partidário, não votando em nenhum candidato peemedebista. Diferente dele agiu o comerciante Marcelo Cavalcanti, que votou em Jarbas Vasconcelos para deputado federal e Roberta Arraes para estadual, e na chapa majoritária completa defendida pelo então senador. O voto em Roberta foi um pedido de Eduardo Campos a Jarbas, que de pronto atendeu, ligando para os aliados do interior.
Por este motivo, Jarbas Vasconcelos decidiu que o partido terá candidato a prefeito mas que este será ‘o amigo Marcelo’. candidato com perfil partidário.

DEVER DE COMUNICAR –  Jarbas Vasconcelos delegou ao fiel assessor Petrônio Siqueira a tarefa de levar o comunicado ao prefeito ouricuriense, já que seria deselegância da parte de Marcelo transmitir a notícia de que estará com o controle do diretório municipal e que será o candidato do partido, apontando por conseguinte a porta de saída.

Poder , Política e Bastidores II – 13 DE MARÇO DE 2015

Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

O prefeito Elias Gomes propõe um entendimento entre o PSDB e o PT para que a eleição presidencial seja antecipada para 2016

O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, que já tinha proposto na semana passada um entendimento entre PT e PSDB para superação da crise política, resolveu levar sua proposta ao ex-presidente FHC. O que o animou a procurá-lo foi a observação feita por ele de que o “impeachment” de Dilma por si só não é solução para os nossos problemas. Muito pelo contrário, pode até agravá-los dado que o vice Michel Temer ficaria refém no Palácio do Planalto dos presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, respectivamente. A proposta que o prefeito faz ao ex-presidente é a celebração de um “pacto” com o PT, em torno de uma agenda de reformas, desde que haja um acordo entre os dois partidos para que a eleição presidencial seja antecipada para 2016. É uma proposta difícil de ser aceita pelas partes, mas pelo menos é uma proposta. Ruim é propor a saída de Dilma sem que se saiba o que fazer no dia seguinte.

Contra o pacto com o PT

Partiu do ex-deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS e ex-colega de partido de Elias Gomes (PSDB), a reação mais forte até agora contra um entendimento com o PT para tirar o país da crise. Freire diz que não se deve “pactuar” com um partido (PT) que nunca quis acordo com ninguém. E lembra que no pós “impeachment” de Collor, quando o vice, Itamar Franco, montou um governo de união nacional, o PT proibiu que Luíza Erundina (SP) fizesse parte dele.

Alerta – A ala “eduardista” do PSB avalia que Paulo Câmara precisa melhorar, urgentemente, a coordenação política do seu governo. Não se trata propriamente de uma crítica ao chefe da Casa Civil, Antônio Figueira, mas um alerta ao governador para que não vá aos seminários do “Todos por Pernambuco” com as mãos vazias. “Tem que anunciar alguma coisa para o povo”, diz um deles.

Memória – Se fosse vivo, o ex-deputado Gregório Bezerra (PCB), que o poeta Ferreira Gullar definiu como “um homem feito de ferro e de flor”, estaria completando hoje 115 anos de idade.

Lição – O senador José Agripino (DEM-RN) parou de dar lições de moral, no Congresso, aos partidos governistas, desde que teve o nome envolvido num escândalo do Detran em seu Estado.

Rapidez – O Governo do Estado foi mais rápido do que se imaginava na resposta ao pedido de informações da deputada Priscila Krause (DEM) sobre o que foi liberado para o FEM em 2014.

Almoço – Para melhorar sua relação com a base aliada, o prefeito Geraldo Júlio (foto) aceitou convite do vereador Marcos de Bria (PTdoB) para almoçar amanhã, em Itamaracá, com os vereadores governistas. Eles querem que o prefeito pelo menos atenda ao telefone, como fazia o ex, João da Costa (PT).

Solidário – Mendonça Filho foi ontem à CPI da Petrobras para levar a solidariedade do DEM ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), um dos 50 políticos que serão investigados na Operação Lava Jato. “Continue presidindo a Casa com independência e autonomia”, aconselhou.

Moda – Pesquisas em poder dos tucanos já indicam que o “45” será o número da moda nas eleições de 2016 quando o PSDB lançará candidatos próprios para disputar as prefeituras das 200 maiores cidades do Brasil. A bola da vez no Recife é Daniel Coelho, para quem o partido não deixará de ter o seu próprio candidato só porque ocupa uma secretaria no governo Geraldo Júlio (PSB).

Derrota – Embora aprovada no Senado por larga margem, a PEC que veda coligações em eleições proporcionais (vereador, deputado estadual e federal) será rejeitada na Câmara Federal. Caso ela estivesse em vigor em 2014, não teriam sido eleitos para a Câmara Federal, em Pernambuco, entre outros, Luciana Santos (PCdoB), André de Paula (PSD), Kaio Maniçoba (PHS) e Sílvio Costa (PSC).

Poder , Política e Bastidores III – 13 DE MARÇO DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

Wagner pede ajuda a Renan para tirar Mercadante

Fiel escudeiro de Lula, o ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT-BA), pediu apoio ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) no esforço para retirar Aloizio Mercadante (PT-SP) da chefia da Casa Civil. O ministro é alvo de críticas de Lula, que o acusa de “sequestrar o governo”, e do próprio PMDB, que atribui ele o isolamento do vice Michel Temer.

O palco

Jaques Wagner tratou do tema Mercadante com Renan, na residência do presidente do Senado, e depois falou com Jucá, diz fonte do PMDB.

No limite

Desde a semana passada, a cúpula do PMDB reuniu artilharia pesada e trabalha para convencer Dilma a demitir Mercadante da Casa Civil.

Dilma resiste

Repetindo a fórmula do “mensalão”, o Planalto cogitou recrutar Aldo Rebelo (PCdoB) e Gilberto Kassab (PSD) para costurar apoio político.

Outro cenário

O PMDB estuda ainda a possibilidade de indicar um articulador para se unir à dupla. São cotados Henrique Alves (RN) e Eliseu Padilha (RS).

Compra de votos deve cassar governador do AM

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral não opinam fora dos autos, mas vários deles admitiram a esta coluna estarem impactados com a denúncia de compra de votos e transporte de eleitores na campanha de José Melo (Pros), governador do Amazonas. Ele deverá perder o cargo e está sujeito até a prisão. A lei prevê prisão de 4 e 6 anos para os crimes de compra de votos e transporte de eleitor, respectivamente.

Provas robustas

Impressiona no TSE a fartura de provas contra o governador José Melo: os eleitores que venderam seus votos assinavam recibos.

Precedente

Denúncia bem menos consistente de compra de voto cassou mandatos como o do falecido governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT).

Mais um

Outro político importante cassado por controvertida acusação de compra de votos foi o senador João Capiberibe (AP), hoje no PSB.

Lesa-pátria

Sérgio Gabrielli faz por merecer a acusação de crime de lesa-pátria. O valor de mercado da Petrobras era US$ 378 bilhões, mas, após a sua presidência, caiu para US$ 33,95 bilhões.

Espelho meu

A Procuradoria Geral da República confirmou ontem o que antecipou esta coluna em 23 de fevereiro: o pedido inquérito ao STJ contra os governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do Acre, Tião Viana (PT), ambos citados nas investigações do roubo à Petrobras.

Alô, oprimidos

“Defensor dos oprimidos”, o senador Paulo Paim (PT-RS) não ajudou a derrubar o veto de Dilma à redução da contribuição ao INSS da empregada doméstica. Saiu de fininho. O veto foi mantido por 3 votos.

Piscadela

Depois de Aécio Neves convidar Ana Amélia (PP) para se filiar ao PSDB, foi a vez de Marcelo Crivella (PRB) e de Paulinho da Força (Solidariedade) cortejarem a senadora. Ela agradeceu, mas rejeitou.

Conta outra

O faniquito não vai livrar o ministro Cid Gomes (Educação) de encarar o plenário da Câmara para apontar os tais deputados “achacadores”. O presidente, Eduardo Cunha, achou sua atitude agressiva e arrogante.

Agora vai

O deputado Paulinho da Força (SD-SP) garante que um jurista já se mostrou favorável ao pedido de impeachment de Dilma. A meta do parlamentar é anexar ao menos dez pareceres ao processo.

Ressaca

O Planalto tem uma preocupação extra para segunda-feira (16). Além da ressaca pós-protesto, Eduardo Cunha vai ao programa Roda Viva. A expectativa é que Cunha use o programa para alvejar o governo federal

Camisas vermelhas

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) pedirá ao Ministério da Justiça segurança para os protestos de domingo. É que o “exército de Lula”, de milicianos do MST, ameaça os manifestantes com agressões físicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here