Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 12 DE MARÇO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 12 DE MARÇO DE 2015

486

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Pegando no serviço – Araripina é uma cidade que vem pagando um alto preço, pelo desconforto de uma estrutura muito antiga de calçamentos de água e de esgotos. Contudo, a atual gestão não para de trabalhar com o objetivo de diminuir o desconforto que sofre a população, principalmente depois dos estragos deixados por uma certa empresa que não concluiu as obras. É fato, o problema existe e grandes articulações estão sendo feitas para resolvê-lo, enquanto não chega a solução definitiva, o prefeito Alexandre Arraes em reunião ontem no bairro do Alto da Boa vista, em meio a obra de piçarramento daquele bairro, junto com secretários, lançou em pleno o programa “PEGADO NO SERVIÇO”, onde homens e máquinas chegam nos bairros e promovem a operação de correção dos calçamentos e esgotos.

Seleção A Autarquia Educacional do Araripe (Aeda), em Araripina, Pernambuco, recebe de 11 a 31 de março de 2015, as inscrições para o Processo Seletivo que vai contratar docentes para a Faculdade de Formação de Professores (Fafopa). Para participarem, os interessados devem possuir graduação em Língua Portuguesa, Letras, Ciências Biológicas, Física ou áreas afins, já que há oportunidades para as áreas de Língua Portuguesa, Literaturas, Língua Estrangeira e Português Instrumental (2), Ciências Biológicas (1) e Física (1).

Esgotamento sanitário – A obra do esgotamento de Araripina já está cerca de 60% pronta, com 95% da rede coletora e das estações elevatórias concluídas e 50% da estação de tratamento de esgoto pronta. O investimento da primeira etapa da obra girou em torno de R$ 36 milhões.

Reconhecimento – A prefeitura de Araripina, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, através de seus secretários Cristina Ribeiro e Leonardo Batista, promoveram importante reunião ontem terça-feira (10/03), nas dependências do aterro sanitário para tratar sobre a construção de espaços adequados para a separação do lixo seco e orgânico. Sendo assim, o rejeito será reduzido e os recicladores trabalharão com mais qualidade. Na oportunidade foi feita a entrega dos fardamentos (boné, calça e camisa) para os trinta (30) recicladores, que não disfarçaram a alegria por perceberem seu trabalho reconhecido.

Participação – Na última semana, o Movimento “Nós Podemos Pernambuco” realizou em Arcoverde, no auditório do Hotel Cruzeiro, o encontro Estadual dos colegiados Municipais do Programa das Nações Unidas, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, no alcance dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O município de Araripina esteve representado pelo Secretário Executivo Bruno Cruz e as assessoras executivas Vanécia Maciel e Ana Abrantes.

Distribuição de lâmpadas – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) visitará os municípios de Araripina, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, a partir desta segunda-feira (9), para ofertar uma série de serviços aos moradores da região, como troca de geladeiras e entrega de lâmpadas econômicas. A iniciativa faz parte das ações do projeto Espaço Celpe, um mutirão de atendimentos oferecidos aos clientes da concessionária que inclui orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, solicitações comerciais e, ainda, entretenimento. Nas três cidades será instalada uma estrutura que terá o suporte de uma agência móvel, onde serão disponibilizados todos os serviços oferecidos nas agências convencionais da empresa. No total, 17 municípios do Estado receberão o projeto.

Candidatura – Em Ouricuri, Nunes Rafael (PHS), confirmou que está conversando e colocando o partido à disposição do empresário e ex-presidente da CDL, Assis Júnior. “São dois quadros políticos importantes dessas cidades e tenho certeza que reúnem reais condições de saírem vitoriosos”, concluiu.

Visita – O bispo da Diocese de Salgueiro, Dom Mágnus Henrique Lopes chegou a Ouricuri, para a sua primeira visita missionária na área da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, ele foi recepcionado por volta das 19h na igreja de Nossa Senhora do Carmo pelos fiéis. Padre Paulo fez as honras da recepção, quando o bispo, após aspergir água nos presentes, agradeceu a receptividade e falou sobre a importância da visita. Dom Mágnus ficará no municípo até domingo (15).

Portão de cadeiras – Preocupados com a segurança dos filhos, pais de alunos de escola infantil em Santa Cruz, cobram dos responsáveis, urgências na reposição do portão lateral de acesso ao prédio, uma cena fora do comum que insistem em permanecer. Mesmo diante as cobranças dos pais, mais parece pirraça dos responsáveis em resolver o problema, amontoados de cadeiras escolares todas danificadas, fazem o isolamento do portão, um clima de insegurança tem deixado os pais preocupados com seus filhos ao deixarem todos os dias na escola e nada de solucionar.

Poder , Política e Bastidores II – 12 DE MARÇO DE 2015

Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, disse que Eduardo Campos não será alvo da Operação Lava Jato porque já morreu

Tanto o governador Paulo Câmara como a direção nacional do PSB prometem ir às últimas consequências para defender a memória de Eduardo Campos, cujo nome apareceu na delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras. Aliado e afilhado político do ex-governador, Paulo Câmara garantiu que irá defendê-lo de todo e qualquer tipo de acusação, pois o ex-diretor não apresentou provas de que ele lhe pedira os tais 10 milhões do esquema de propina da Petrobras, por meio do senador Fernando Bezerra, para sua campanha à reeleição em 2010. Tivesse mais traquejo político, o governador enfrentaria de outra forma esse tipo de questionamento. Diria apenas que o procurador geral da República, Rodrigo Janot, já decidiu que o ex-governador não será investigado, por não estar mais vivo para defender-se. E que este assunto estava encerrado para ele, para o governo, e para o partido a que pertence.

Ato pró Dilma Rousseff

O PT de Pernambuco pode ter dado um tiro no pé ao convocar a sua militância para participar de um ato, amanhã, no Parque 13 de maio, em defesa do mandato de Dilma, da Petrobras e da reforma política. Embora a presidente tenha vencido a eleição no Recife, no 2º turno, é improvável que a tal “militância petista” esteja disposta a sair às ruas para defendê-la. E quanto à reforma política, nem se fala. Quem está disposto a ir às ruas para defender algo abstrato?

Canal – Vereadores da base governista continuam insatisfeitos com o prefeito Geraldo Júlio (PSB) por supostamente viver “distante” da Câmara Municipal. Alegam que nem todos têm o “telefone privado” do prefeito e mesmo aqueles que o possuem dificilmente falam com ele. Quem dá retorno às ligações é o secretário de governo (e 1º ministro) Sileno Guedes (PSB).

Saco – Duas coisas que os brasileiros não aguentam mais ouvir: político envolvido na Operação Lava Jato dizer que está “tranquilo” e Dilma dizer que não haverá “cortes” nos programas sociais.

Cargo – Paulo Câmara nomeou ontem o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PSB), para dirigir a Ciretran do município. A mulher dele, Socorro Brito, vai disputar a prefeitura em 2016.

Carta – O ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM) tem algo em comum com o ex-governador Miguel Arraes: costuma dirigir-se ao presidente da República e aos ministros de estado através de carta.

3º turno – Roberto Freire , presidente nacional do PPS, não suporta ver petista declarar que os protestos contra Dilma no próximo domingo são uma tentativa do PSDB de disputar o “3º turno”. Se for assim, disse ele, o PT pregou também o 3º turno defender o “impeachment” de Collor em 92.

Exclusão – O ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) não fará parte da comissão designada pelo governo estadual para preparar os festejos do bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, embora tenha sido na Câmara Municipal o maior propagandista da nossa Data Magna (6 de março).

Ofensa – Não foi apenas em SP que Dilma foi hostilizada por eleitores insatisfeitos com o governo dela. Ao desembarcar ontem em Rio Branco (AC), para levar sua solidariedade às vítimas das cheias do rio Acre, a presidente foi informada de que um peemedebista postara essa “pérola” nas redes sociais: “Se não tiver panela nem buzina para protestar, dê um belo peido. Pra Dilma vale tudo”.

Corrupção – A ex-senadora Marina Silva (PSB) às vezes analisa com lucidez o cenário político nacional. Em visita à Universidade Harvard (EUA), onde foi homenageada pela passagem do Dia Internacional da Mulher, ela disse que a corrupção no Brasil não é obra de Lula, FHC, Collor ou Sarney, e sim da própria sociedade, que se acostumou a viver com ela e não consegue livrar-se desse mal.

Poder , Política e Bastidores III – 12 DE MARÇO DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

Pânico do protesto faz Dilma ‘segurar’ ministros

Informações dos serviços de inteligência sobre as manifestações de domingo (15), contra a corrupção e em defesa do impeachment de Dilma, levam pânico ao Palácio do Planalto. Ministros começaram a ser informados ontem de que não poderão deixar Brasília a partir de sexta-feira (13). Todos os órgãos do governo estarão mobilizados para tentar esvaziar os protestos ou para enfrentar eventuais “consequências”.

Risco de confronto

Serviços de inteligência advertem para possíveis confrontos, domingo: milícias do MST podem agredir manifestantes pró-impeachment.

‘Camisas vermelhas’

Os milicianos do MST fizeram sua estreia nas manifestações em favor do impeachment, no Rio, cercando e agredindo opositores do governo.

‘Camisas pretas’

Na Itália de Mussolini, jovens milicianos eram treinados para caçar e agredir opositores do fascismo. Era os “camisas pretas”.

Surdos de ocasião

Os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça) adotam a estratégia de chamar indignação popular de “ódio”.

Câmara pressiona Levy para reduzir PIS/Cofins

A Câmara dos Deputados declarou guerra ao ministro Joaquim Levy (Fazenda). Pressionado pela bancada ruralista, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), mandou-lhe o seguinte recado: reduza imediatamente a alíquota de PIS/Cofins sobre combustível ou os caminhoneiros voltarão à greve no fim de semana. Os ruralistas estão loucos para mandar o governo às favas, assim como o próprio Cunha.

Dói no bolso

Os caminhoneiros interromperam a greve após Dilma sancionar a Lei dos Caminhoneiros. Mas o que eles querem mesmo é reduzir o diesel.

No prazo de validade

Lula não precisou reiterar a Dilma sua recomendação de demitir Aloizio Mercadante da Casa Civil. Ele já fez isso em duas ocasiões.

Tem que ter calma

O presidente do Senado, Renan Calheiros, tem enfrentado a rebordosa da Lista de Janot com ajuda de remédios para os nervos.

Articulação contra Dilma

Líderes governistas e de oposição se reuniram a portas fechadas, em almoço na casa do deputado Paulinho da Força (SP), do Solidariedade, terça (10), discutindo estratégias de impor novas derrotas ao Planalto. Esse “blocão” planeja devolver a crise do Petrolão ao colo de Dilma.

Superpoderoso

Criado em 2014 para emparedar o governo, o blocão tem oito partidos (PMDB, SD, PP, PR, PTB, DEM, PSC e PHS) e 221 deputados em exercício. Sem contar PSDB e PSB, que jogam no time da oposição.

Gerdau fora

A família Johannpeter se afastou do conselho de administração do Grupo Gerdau, incluindo seu presidente, Jorge Gerdau Johannpeter, um dos mais admirados empresários brasileiros. Seu filho André Bier Gerdau Johannpeter segue na presidência do conselho executivo.

Tô fora

O vice-presidente de Mercado da Construtora Queiroz Galvão, André Gustavo Pereira, desligou-se da empresa. Sua vice-presidência tinha as refinarias Comperj e Abreu e Lima sob sua responsabilidade.

Cid piscou

Intimado a comparecer ao plenário da Câmara para informar quais são os deputados “achacadores”, o ministro Cid Gomes (Educação) piscou, alegando uma suposta doença, e não foi. A Câmara decidiu investigar.

Cumplicidade

O governo Dilma aplicou multas de R$ 10 mil nos caminhoneiros que bloquearam rodovias, mas a “cumpanherada” do MST, em vez de multa, ganhou tratamento VIP e escolta da Polícia Rodoviária Federal. Mesmo depois de provocar três mortes num bloqueio em Sergipe.

Tudo em casa

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) está se sentindo à vontade para abandonar o PT. Ontem, ela usava vestido azul, cor característica do PSDB, e ficou sentada no lado direito do plenário, onde fica a oposição.

Racha no PSDB

A fala do ex-presidente FHC de que “não é hora de afastar Dilma” foi motivo de desconforto na bancada do PSDB na Câmara. O partido está dividido sobre defender publicamente o impeachment da presidente.

Pergunta na rua

Dilma e seus ministros que andam com medo das ruas e dos protestos de domingos são os mesmos que na juventude foram “incendiários”?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here