Início Notícias OAB vai ao STF contra acordos do MPPE para deixar de processar...

OAB vai ao STF contra acordos do MPPE para deixar de processar autores de crimes não violentos

721

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, criticou com veemência o teor do normativo.

Blog do Jamildo / Foto: reprodução

Após o Blog de Jamildo revelar, na sexta-feira (22), que o procurador geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, recomendou aos promotores não processar autores de crimes sem violência e cujo dano seja inferior à 19,5 mil reais, a orientação foi alvo de duros ataques de advogados, policiais militares, delegados e até de membros do Ministério Público do Estado (MPPE).

Em Brasília, o Conselho Pleno da OAB decidiu à unanimidade que a entidade deve ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Resolução 181 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão de cúpula que funciona em Brasília, cuja resolução respaldou a recomendação do MPPE.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, criticou com veemência o teor do normativo.

“A OAB não ficará de braços cruzados diante disso. Essa resolução traz inovações sobre um assunto absolutamente delicado no âmbito das investigações criminais pelo Ministério Público. Sob a nossa ótica, restam configuradas flagrantes e gravíssimas inconstitucionalidades”, resumiu.

Segundo a OAB nacional, a resolução confere ao Ministério Público a possibilidade de dispor da ação penal pública, abrindo mão da persecução penal em determinados casos e contrariando o princípio da obrigatoriedade.

Além disso, o normativo exclui do Judiciário o controle acerca do Ministério Público, deixando o arquivamento da investigação penal à margem do controle jurisdicional.

“Entendemos a necessidade do contínuo aprimoramento das investigações criminais levadas a cabo pelo Ministério Público, mas jamais em franco descompasso com a Constituição”, disse vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, Cassio Telles.

Em Pernambuco, o presidente local da entidade, Ronnie Duarte, deu declarações contra a medida do chefe do MPPE, Franscisco Dirceu Barros, que agiu amparado na resolução do CNMP.

“Uma invasão de competências, que gera hipertrofia do Ministério Público e passa uma sensação de imunidade para a sociedade”, disse Ronnie.

O presidente da OAB-PE ainda afirmou que a medida é “extremamente preocupante”.

“O Ministério Público não pode acusar, fixar pena e ajustar as condições de cumprimento. Isto é uma perversão do sistema que se imagina ideal”, disse o representante da OAB-PE.

A determinação do MPPE foi publicada no Diário Oficial em 19 de setembro.

Segundo especialistas, um dos crimes que pode entrar nos acordos do MPPE é o furto, inclusive de celulares ou em ônibus.

A ação da OAB já está sendo preparada por comissão da OAB nacional para ser protocolada no STF. A OAB vai pedir uma decisão liminar, para sustar rapidamente a norma do CNMP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here