Início Notícias Moro diz que mudança na prisão em 2ª instância seria derrota da...

Moro diz que mudança na prisão em 2ª instância seria derrota da sociedade, não da Lava Jato

583

O ministro da Justiça, Sergio Moro, falou ao programa Os Pingos nos Is nesta quinta-feira (3)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou, em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, nesta quinta-feira (3), que uma eventual mudança na prisão após a condenação em segunda instância seria uma derrota da sociedade, e não da Operação Lava Jato.

“Foi um avanço institucional em resposta à impunidade”, disse Moro, elogiando o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki pela implementação do projeto. O reforço da prisão após a condenação em segunda instância é um dos pontos do pacote anticrime, projeto criado pelo ministro que teve uma campanha lançada nesta quinta. “Não é de interesse de juízes, promotores ou policiais, é de toda a sociedade”, defendeu.

Apesar de ter marcado sua posição, Moro garantiu que irá respeitar a decisão do STF caso o entendimento seja revertido. “Temos que respeitar a instituição, mas espero respeitosamente que não alterem o precedente.”

Pacote anticrime

A campanha lançada nesta quinta-feira visa facilitar a aprovação do pacote anticrime no Congresso. Segundo Sergio Moro, muitos agentes da área da segurança pública querem que o projeto saia do papel.

“Não estou sozinho em acreditar no projeto. A grande maioria [dos agentes de segurança pública] concorda e elogia o projeto, ele é importante”, afirmou o ministro. Ele defendeu que o pacote traz mudanças simples, mas efetivas no combate ao crime. “Não é um novo código, não é uma coisa complexa”, explicou.

O texto sofreu alterações após passar por um grupo de trabalho formado por deputados na Câmara. Moro, no entanto, está confiante de que as mudanças podem ser revertidas. “O trabalho com o Congresso é de convencimento. Não necessariamente o que foi rejeitado pelo comitê não pode ser recuperado no plenário.”

O ministro reforçou que a aprovação do pacote, além de facilitar o combate ao crime, também vai passar uma mensagem simbólica. “A mudança da lei é importante. Manda uma mensagem clara do Executivo e o Congresso de que o crime não deve compensar”, destacou.

Mesmo sem a aprovação, dados mostram que a violência vem caindo no País neste ano, em comparação ao ano passado. Para o ex-juiz, isso tem a ver com as ações do Governo Federal, em parceria com os estados.

“O jogo mudou”, resumiu. “Vamos trabalhar com investigação, com o devido processo, mas o jogo mudou. Isso reflete na queda dos índices de criminalidade, que é sem precedentes.”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here