Início Notícias Médica da Ter+Saúde indica como restaurar o olfato que foi afetado por...

Médica da Ter+Saúde indica como restaurar o olfato que foi afetado por causa da Covid-19; ouça

725
Foto: reprodução

Drª Dallany Sampaio atende todas as quintas, na parte da tarde, na Clínica Ter+Saúde de Araripina

A médica otorrinolaringologista, Dallany Sampaio, estará rotineiramente trazendo dicas com orientações importantes sobre saúde, no programa Araripina Urgente da Arari FM. A ideia abriu um leque com vários temas relacionados a este ramo da medicina.

O otorrinolaringista é o médico que cuida de áreas como:  nariz, garganta e ouvidos. A doutora respondeu nesta quinta-feira (5), um questionamento muito sério, cheio de dúvidas, principalmente para quem teve Covid-19, que é a perda do olfato.

Apesar de 90% dos pacientes com alteração no olfato associada a Covid-19 apresentarem recuperação parcial, ou total, da capacidade de sentir cheiros e gostos, após um mês da doença 10% persistem com perda total desses sentidos e, em alguns casos, o dano poderá ser irreversível.

“Você que perdeu ou diminuiu o olfato com a Covid-19, deverá fazer a reabilitação do olfato, o que chamamos de treinamento olfatório. Tem 7 odores que as pessoas deverão cheirar duas vezes ao dia cada um, por pelo menos 10 segundos com intervalos de um minuto entre cada um. São eles: mel, café, cravo, essência de baunilha, suco de tangerina concentrado, vinagre de vinho tinto, e creme dental de menta”, disse a especialista.

Segundo ela, este treinamento vai ajudar a recuperar o olfato aos poucos, porém em alguns casos, são necessárias tratamentos medicamentosos. Assim, é preciso uma consulta com um otorrinolaringologista. Ouça:

Drª Dallany Sampaio atende todas as quintas na parte da tarde, na Clínica Ter+Saúde, que fica em Araripina, na Avenida Antonio Barros Muniz, por trás da Igreja Matriz, e em frente ao antigo Bar Recanto. Agende a sua consulta ou exame pelo telefone 87 3873-3006.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here