Início Notícias Justiça da França autoriza repatriação de quase mil fósseis da Chapada do...

Justiça da França autoriza repatriação de quase mil fósseis da Chapada do Araripe

648
Foto: arquivo Polícia Federal

A Justiça da França autorizou a repatriação de 998 fósseis brasileiros, de animais e plantas oriundos da porção cearense da Chapada do Araripe, comercializados de forma ilegal ao país europeu.

A decisão da Corte de Apelação de Lyon atendeu a um pedido apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) no final de 2019. A autorização foi expedida em 24 de fevereiro, mas só agora a comunicação chegou ao MPF brasileiro.

Segundo o processo, os fósseis foram apreendidos em agosto de 2013, no porto de Havre, um dos principais da França, que fica na região da Normandia.

O procurador Rafael Ribeiro Rayol, lotado em Juazeiro do Norte (CE), foi quem encabeçou o pedido via Secretaria de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal. Segundo ele, agora o MPF começará os trabalhos para o traslado seguro do material geológico de volta ao Brasil.

Os fósseis serão levados ao museu de paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca), reconhecido pela Unesco como o primeiro geoparque das Américas. Com informações da Revista Isto É.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here