Início Notícias Indústria Pernambucana gera mais de 11 mil postos de empregos em setembro...

Indústria Pernambucana gera mais de 11 mil postos de empregos em setembro de 2021

288
Foto: reprodução

Pelo sexto mês consecutivo a indústria pernambucana apresenta saldo positivo. No mês de setembro, o saldo de emprego ficou em 11.546 para o setor. Com esse resultado, no acumulado do ano, a indústria pernambucana já supera 14 mil postos de trabalho criados. Vale salientar que esses dados refletem uma retomada do número de empregados que havia sido perdido no ano anterior, em decorrência da pandemia de COVID-19.

No caso da Construção Civil, foram abertas 1.161 novas vagas de emprego em setembro e acumula um total de 4.290 empregos gerados. No acumulado do ano, Pernambuco encerrou o período com mais de 70 mil vagas criadas, ficando na 11ª posição dentre os estados que geraram emprego no país neste período e em 3º lugar dentre os estados do Nordeste, atrás apenas da Bahia e do Ceará. Um fato a se destacar é que, apesar desse resultado positivo do CAGED, quando observado os dados da PNAD contínua, a taxa de desocupação do estado é de 21,6%, a mais alta do país. Ou seja, 21,6% da população pernambucana em idade ativa está desempregada.

A indústria brasileira apresentou um resultado positivo pelo nono mês consecutivo. Desta vez, o saldo foi de 76.169 vagas de emprego preenchidas, com destaque para a indústria da transformação que empregou mais de 72 mil profissionais. Com esse desempenho, o acumulado do ano traz um saldo positivo de 545.651 empregos, mostrando que a indústria nacional reage bem à reabertura dos setores econômicos.

A construção civil também apresentou um bom desempenho, com um saldo positivo de mais 24 mil empregos gerados e um acumulado que já atinge o quantitativo de 261.531 mil novos postos de emprego no setor em todo Brasil. Em contraponto a esse resultado positivo, tem-se que a taxa de desocupação do país é de 14,1%, o que indica que esses números fazem parte da retomada dos empregos perdidos no auge da pandemia.

Para mais detalhes, consultar o material elaborado pelo Ministério da Economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here