Início Notícias Governo anuncia retomada de obras de presídios em Pernambuco após visita de...

Governo anuncia retomada de obras de presídios em Pernambuco após visita de ministra do STF

831

Estado vai concluir as obras dos Presídios de Itaquitinga I e I e construir o de Palmares. Cármen Lúcia inspecionou Complexo do Curado na manhã desta quarta-feira (19)

JC Online / Foto: reprodução

Após a passagem relâmpago da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo Complexo do Curado, na manhã desta quarta-feira (19), o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, anunciou a retomada das obras dos presídios de Itaquitinga I e II, além de confirmar a construção do Presídio de Palmares, que havia sido anunciada no início deste ano. A ministra chegou por volta das 10h20 e passou menos de 30 minutos dentro do complexo. Ela saiu sem conversar com a imprensa.

Do presídio, Carmen Lúcia seguiu para o Tribunal de Justiça de Pernambuco, acompanhada pelo presidente do TJPE, desembargador Leopoldo de Arruda Raposo. Durante a visita ao presídio, a ministra cobrou do governo de Pernambuco a aplicação dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional que estão disponíveis nos cofres do Estado, desde dezembro do ano passado. São 44 milhões que, segundo o secretário Pedro Eurico, aguardavam aprovação de projetos executivos pelo Ministério da Justiça para serem utilizados.

Pedro Eurico informou que esteve em Brasília, na semana passada, e conseguiu autorização da direção do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para acessar os recursos do fundo, mesmo sem a conclusão da análise dos projetos. Do total disponibilizado, R$ 32 milhões serão utilizados para a retomadas das obras dos presídios de Itaquitinga I e II, e a construção do Presídio de Palmares.

Os outros R$ 12 milhões vão viabilizar a compra de equipamentos de segurança para as unidades prisionais.
“Explicamos tudo à ministra, mostramos o que estamos fazendo em Pernambuco e as obras que já estão planejadas. Acredito que, com essa autorização, poderemos acelerar as obras dessas três unidades, que vão ajudar a desafogar a superlotação do sistema”, afirmou Pedro Eurico.

RELATÓRIO

O promotor de Execuções Penais, Marcellus Ugiette, avaliou que, apesar do pouco tempo em que passou dentro da unidade, a visita da ministra do STF foi extremamente importante para chamar a atenção da situação prisional de Pernambuco. “Vamos encaminhar para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um relatório, detalhando toda a situação da unidade”, disse Ugiette.

Na sua breve passagem, Cármen Lúcia visitou o Pavilhão Galpão do Pavilhão Galpão do Presídio Juiz Antônio Luís Lins de Barros (PJALLB), onde constatou a superlotação. Com capacidade para 1.820 vagas, o Complexo do Curado abriga cerca de 6.200 detentos. Ao todo, três presídios formam o conjunto prisional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here