Início Notícias Fundaj mostra impactos da ação humana na Caatinga

Fundaj mostra impactos da ação humana na Caatinga

541
Foto: reprodução

Perda de vegetação nativa, aumento de temperatura e desaparecimento de mais de mil açudes. Os últimos 30 anos foram marcados por um intenso processo de degradação do meio ambiente, com transformações drásticas no Semiárido nordestino. Na Caatinga, bioma situado em uma área de 844 mil km² onde vivem mais de 22 milhões de pessoas, a ação humana leva a um cenário de rápida redução na cobertura vegetal e nas superfícies aquáticas, o que contribui para o prolongamento dos ciclos de seca.

Essas são algumas das conclusões extraídas da pesquisa “CLIMAP – Mudanças Climáticas no Bioma Caatinga: Sensoriamento Remoto, Meio Ambiente e Políticas Públicas”, do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundaj, cujo relatório final foi publicado em novembro. No estudo, foram analisadas imagens de satélite feitas ao longo de três décadas em três sub-regiões, chamadas de “áreas-piloto”: o Oeste baiano, a Região Geográfica Imediata de Petrolina (que abrange outros cinco municípios de Pernambuco) e o Semiárido alagoano.

Entre as constatações da pesquisa, estão a perda de cobertura vegetal em áreas de conservação do Oeste baiano e o aumento do albedo, energia solar que é refletida de volta à atmosfera, no Sertão pernambucano. Além disso, mais de 1.300 açudes desapareceram no interior de Alagoas. “Surgiram outros açudes, mas isso chama atenção porque é uma região de alta vulnerabilidade social, e provavelmente este é um cenário que se repete nos outros estados nordestinos”, afirma Neison Freire, que foi o coordenador do projeto na Fundaj e atualmente é pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do especialista, o projeto contou com a participação dos professores Alexandrina Saldanha (Fundaj), Débora Coelho (Universidade Federal de Campina Grande), Débora Cavalcanti (Universidade Federal de Alagoas), Admilson da Penha Pacheco (Universidade Federal de Pernambuco) e Odair Barbosa de Moraes (Universidade Federal de Alagoas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here