Início Notícias Alepe: deputado Gilmar Júnior (PV) convoca audiência pública para discutir falta de...

Alepe: deputado Gilmar Júnior (PV) convoca audiência pública para discutir falta de assistência às crianças com microcefalia

144
Foto: divulgação

O pedido de socorro foi feito pela ONG União Mães de Anjos, que acolhe crianças com microcefalia e familiares, em Pernambuco: 138 crianças esperam liberação do governo do estado para a realização de cirurgias ortopédicas de urgência. De acordo com a presidente, Germana Soares, algumas esperam há cinco anos.

O deputado Gilmar Júnior (PV) convocou uma audiência pública conjunta para discutir a questão, solicitando a presença da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. A gestora foi convocada pela Casa. Caso não compareça e não haja justificativa adequada, fica sujeita a cometer crime de responsabilidade. A reunião será nesta segunda-feira (29), às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

De acordo com o deputado Gilmar Júnior, enfermeiro que coordena a Frente em Defesa da Enfermagem e integra a Comissão de Saúde, a gravidade do problema pedia que o assunto fosse discutido entre vários colegiados: “A audiência será realizada, de forma conjunta, pelas comissões de Saúde e Assistência Social, de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular e de Defesa dos Direitos dos Direitos da Mulher e pela Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais de Enfermagem. Precisamos questionar o governo do estado sobre esse descaso com a saúde, com a vida humana”.

Vale lembrar que, desde a semana passada, o parlamentar já havia formalizado pedido de informação à gestão estadual sobre o caso e publicado o PL 1799/2024, que limita a 45 dias o prazo para cirurgias ortopédicas de urgência no estado, da consulta inicial ao procedimento final. A matéria tramita em regime de urgência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here