Início Notícias Em reunião com governadores do NE, ministro da Saúde promete respostas em...

Em reunião com governadores do NE, ministro da Saúde promete respostas em três dias

510

Governador Paulo Câmara (PSB) apresentou necessidade de abertura de novos leitos de UTI em Pernambuco e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Foto: reprodução

Os governadores do Nordeste tiveram a primeira reunião, por videoconferência, nesta segunda-feira (20), com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Os chefes do Executivo, que compõe o Consórcio Nordeste encaminharam uma série de demandas ao titular da pasta de Saúde, que serão respondidas na próxima quinta-feira (23), em uma nova reunião virtual. Os governadores, já havia encaminhado um ofício ao novo Teich, apresentando algumas propostas como a contratação temporária de médicos brasileiros formados no exterior, para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19).

Presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia Rui Costa (PT) afirmou que o encontro foi produtivo e agradeceu a disposição do ministro em ouvir os gestores de acordo com as demandas de cada estado. “Ao final, foi feito um balanço sobre tudo que nós apresentamos, e na próxima quinta-feira haverá uma nova reunião com as respostas do ministro. Nós falamos sobre a questão da habilitação das unidades abertas, como as UPAS, hospitais e falamos da questão importante dos testes”, explica Costa.

Ainda segundo o governador da Bahia, o ministro se dispôs a cada dois ou três dias, tratar das estratégias comuns da pasta em conjunto com os chefes do Executivos. “Nós informados que para fazer uma estratégia de saída, é preciso que a gente monte logo mais leitos, receba mais respiradores e a gente esteja preparado para atender as pessoas. Queremos e precisamos mais cedo ou mais tarde flexibilizar (o isolamento social), mas precisamos estar preparados”, afirma o presidente do Consórcio Nordeste.

O governador Paulo Câmara (PSB) apontou para o ministro a necessidade da abertura de novos leitos de UTI, compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e aventais, para os profissionais de saúde e testes para detectar pessoas infectadas pela doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here